dc.contributor.advisor | Silva, Milene Zanoni da, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ventura, Carolina Rochelli Policarpo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T19:39:35Z | |
dc.date.available | 2022-01-07T19:39:35Z | |
dc.date.issued | 2022-01-07T16:38:11Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38653 | |
dc.description | Orientador : Milene Zanoni da Silva Vosgerau | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: [2011] | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Ao analisar a estrutura educacional brasileira em relação ao campo, suas diferenças sociais, evasão escolar, o analfabetismo e as dificuldades de locomoção até as escolas mais próximas as comunidades afastadas territorialmente, constatei que a exclusão ainda é um fenômeno que cresce e muitas vezes isto ocorre bem mais próximo do que imaginamos. Neste sentido e para compreender melhor esta situação, realizei uma pesquisa de campo onde o local escolhido foi a Ilha do Teixeira, que pertencem ao Município de Paranaguá, que faz divisa com o Município de Antonina, a pesquisa ocorreu no período de outubro de 2010 a março de 2011. Nesse contato percebi que esses ilhéus de fato estão excluídos do processo de continuação do ciclo educacional, pelo fato de não terem uma escola que atenda as séries posteriores ao 4º ano das séries iniciais da educação básica. Então perguntei quais eram suas aspiração em relação ao processo educacional? Sem pensar muito responderam que almejavam uma escola que atende-se a continuidade das séries curriculares posteriores a séries iniciais da educação fundamental, não só para ler e escrever, mas para se profissionalizar a partir de uma formação que não renegue uma cultura para sobrepor outra. Pois a Escola Municipal "Eulália Maria da Silva" na ilha, atende somente as turmas de 1ª a 4ª série e para dar continuidade ao estudo os alunos tem que se deslocar até o Colégio Estadual Moysés Lupion ensino de 1º e 2º graus. Perguntei então o que impede esse deslocamento? Responderam que é passível de vários empecilhos, tanto financeiro em função do combustível utilizado pela embarcação, da necessidade de as crianças terem que ajudar os pais no trabalho diário com a pesca para aumentar a renda familiar, como também o fato de terem que enfrentar logo cedo as peripécias climáticas em função do tempo e das marés. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Inclusão (Educação) | pt_BR |
dc.title | A educação do campo na Ilha do Teixeira | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |