Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchadeck, Rosiane Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherGhedini, Cecilia Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-06T14:03:21Z
dc.date.available2021-12-06T14:03:21Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38629
dc.descriptionOrientador : Cecília Maria Ghedinipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O artigo apresenta um relato pessoal, pois aprendemos nessa especialização e no ProJovem que é necessário e importante trabalhar a história de vida de cada um. Assim, nessa experiência particular, relatamos o processo de realidade de quando fomos alfabetizados tradicionalmente no campo, ou seja, na "escolinha-velha", pois fomos à escola na época em que havia muitas Escolas Rurais Multisseriadas e a professora era nossa mãe. Procuramos perceber as contradições existentes entre aquele período e este, quando meu irmão mais novo, foi a Escola, após a Nucleação, tendo em conta que, nem todas as Escolas em Goioxim foram nuclearizadas. Propomos então, uma reflexão entre a evolução do ensino rural ou do campo e o da cidade, o qual, hoje é voltado para realidade urbana, sendo, muitas vezes, excludente, em relação ao trabalho que se desenvolve nas escolas do campo. Entendemos que a Educação do Campo proporcionou a abertura ao diálogo, reflexões e novas conquistas para a população rural com o intuito de que as políticas e as transformações ocorridas sejam uma oportunidade para os educandos de permanecerem no meio rural. Estas escolas devem desenvolver uma pedagogia que vincula educação e sociedade, cujo objetivo é também construir uma dimensão de desenvolvimento do campo, em consonância com a política nacional de educação que em suas diretrizes gerais garante-se o direito à educação dos cmaponeses no lugar onde vivempt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([14] p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.titleDa "escolinha-velha" à educação do campo : reflexões necessáriaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples