A alfabetização na educação do campo em salas multisseriadas das escolas municipais das ilhas do município de Guaraqueçaba - litoral do Paraná
Resumo
A relação com o conhecimento/conteúdos escolares e na percepção do sistema de multisseriação como obstáculo a organização da classe no processo ensino-aprendizagem. As possibilidades se pautam numa relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de crianças, como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo. Um dos objetivos deste artigo foi análise do método de alfabetização de classes multisseriadas do município de Guaraqueçaba. O enfoque principal foi a verificação da realidade vivenciada por educadores e educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas multisseriadas, situação em que se reúnem estudantes de várias séries na mesma sala de aula com apenas uma professora. Os problemas que envolvem as escolas multisseriadas vão desde a falta de material didático, em casa e em sala de aula, pois percebeu-se que a mantenedora dessas escolas não atende as reais necessidades dos alunos, detectou-se também, a dificuldade dos professores em explicar para diferentes séries ao mesmo tempo, pois eles lecionam com apenas um quadro negro de tamanho insuficiente, para passar os conteúdos referentes a todas as séries, verificou-se também que a práxis docente é de mesmo modo para todas as séries.
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- Educação do campo [600]