dc.contributor.advisor | Tiepolo, Elisiani Vitória, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Gislaine da Rocha Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T22:06:08Z | |
dc.date.available | 2022-07-27T22:06:08Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38546 | |
dc.description | Orientadora: Elisiani Vitória Tiepolo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é fruto de uma pesquisa com alunos do ensino da EJA, objetivando alcançar uma visão mais clara a respeito das dificuldades enfrentadas no percurso formativo desses, compreendendo mais especificamente os problemas causadores do abandono escolar. Mediante aplicação de um questionário direcionado a 83 alunos do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CEEBJA Ivaiporã, pode-se afirmar que é necessário criar estratégias envolvendo toda comunidade escolar, levando em conta as causas e consequências observadas na pesquisa, na tentativa de buscar soluções através de metas e ações concretas que diminuam o índice de abandono e facilite a estadia do aluno no ambiente escolar. Destaca-se neste contexto a importância da organização da proposta pedagógica da EJA que preza pelo desenvolvimento integral do cidadão na sociedade levando em conta sua vivência e experiência pessoal, dando sentido significativo aos valores sócio-cultural e histórico nos quais os indivíduos estão inseridos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (13 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação - Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Problemática da permanência no percurso formativo de alunos da EJA | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |