Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKatuta, Angela Massumi, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorMendes, Claudeci Aparecidopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-27T22:01:58Z
dc.date.available2022-05-27T22:01:58Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38540
dc.descriptionOrientador: Ângela Massumi Katutapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractProcurando abordar a realidade das escolas itinerantes, esta pesquisa visa apresentar uma das propostas pedagógicas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, de escolas que acompanham os alunos aonde quer que eles se desloquem, quando estão em situação de acampamento. Tal realidade ocorre porque o movimento busca a formação e escolarização dos sujeitos sem terra. Para melhor compreender o processo, o trabalho contará com uma seção teórica, explicitando como é vista a educação dentro do MST e mais especificamente como funcionam as escolas itinerantes. Na seção seguinte serão apresentados os resultados de um questionário aplicado a alguns estudantes de escolas itinerantes e a um professor de escola itinerante. Os resultados apontam que há diversas dificuldades, principalmente dadas as limitações materiais, mas a possibilidade de realizar uma formação escolarizada acaba por animar todos os envolvidos no processo, bem como garantir as condições mínimas para que a escola se mantenha.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (20 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMovimento dos sem terra - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Problemaspt_BR
dc.subjectPedagogia marxistapt_BR
dc.titleEscolas itinerantes no Paraná : uma experiência de educação alternativapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples