dc.contributor.author | Cyrillo, André Luís | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Suzane de, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T19:52:39Z | |
dc.date.available | 2022-01-07T19:52:39Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38489 | |
dc.description | Orientadora : Suzane de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: [2011] | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: As práticas educacionais do campo e os papéis dos professores são decorrentes dos paradigmas que estes adotam e acreditam ser mais apropriados ao desenvolvimento educativo. Uma vez que estes utilizem abordagens tradicionais estão limitando o aluno à reprodução do conhecimento, reduzindo a suas competências e deixando as práticas de ponta, avançadas, de lado. Abordando teórica e praticamente possibilidades de utilização de um paradigma emergente, o Paradigma Consciencial, pretende-se oferecer o que há de mais avançado para uma educação integral e crítica. O presente trabalho ainda é uma proposição sem execução destas ideias na Educação do Campo, ficando aos leitores, docentes ou discentes, o desafio da aplicação, avaliação e validação destas proposições conscienciais. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Educação do campo na perspectiva do paradigma consciencial | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |