Revenda de combustíveis em Curitiba : estrututra de mercado e coordenação de preços
Resumo
Resumo: O presente trabalho analisa o mercado de revenda de combustíveis na cidade de Curitiba com base na teoria econômica de estruturas de mercado e coordenação de preços. É apresentada uma releitura desta teoria, com foco nos principais fundamentos de mercados competitivos, monopólio, competição monopolística, oligopólio e coordenação oligopolista. O comportamento dos preços é analisado através de levantamentos de preços de compra e venda, composição do custo e do histórico de intervenção estatal. Observou-se que a oferta é relativamente limitada, com um número reduzido de postos em relação à quantidade de automóveis, com firmas e produtos homogêneos, barreiras à entrada, similaridade de preços e margens diferenciadas. O mercado é caracterizado por uma vasta e crescente demanda, com a maior frota por habitante entre as capitais brasileiras. Verificam-se preços com pouca variação ao consumidor final, mas com diferentes margens entre os postos. Aspectos da coordenação oligopolista também estão presentes, através de regras de bolso e liderança de preços. Abstract: This paper analyzes the fuel resale market in the city of Curitiba based on the economic theory of market structures and price coordination. A reinterpretation of this theory is presented, focusing on the main principles of competitive markets, monopoly, monopolistic competition, oligopoly and oligopolistic coordination. The prices behavior is analyzed hrough a survey on purchase and sale prices, the cost breakdown and the history of state intervention. One noticed that the offer is relatively limited, with a reduced number of gas stations in relation to the amount of vehicles, with homogenous products and companies, barriers to entry, similarity of prices and different margins. The market is characterized by a vast and growing demand, with the largest fleet per capita among the Brazilian state capitals. What is verified are prices with little variation for the final consumer, but with different margins among the gas stations. Aspects of oligopolistic coordination are also present, through pocket rules and price leadership.
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- Ciências Econômicas [2072]