A educação ambiental no cotidiano da escola
Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Schmidt, Deborah Andrade Torquato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da UFPR, no período de 2012-2014, cujo objetivo foi conhecer e compreender como as questões ambientais e mais especificamente a Educação Ambiental é interpretada e trabalhada por professores e pedagogos nas escolas do ensino fundamental e médio de Curitiba. Visou ainda analisar se esses educadores se sentem preparados para trabalhar com este assunto. A pesquisa apresenta um aprofundamento da pesquisa teórica, objeto desta etapa do trabalho. A fundamentação teórica está apoiada em autores que discutem os fundamentos da teoria da complexidade e os desafios para superar a fragmentação do saber, dentre eles, Edgar Morin e Enrique Leff. De acordo com o resultado deste trabalho existe certo consenso entre os pesquisadores do assunto de que a relação da EA com o ensino formal traduz o estado das dificuldades de inserção das questões ambientais no âmbito educativo como um todo, e essa também tem sido uma das razões apontadas para a EA e a temática ambiental em geral não ter também chegado à universidade, pelo menos não no tempo e com a determinação desejada.
Collections
- Licenciatura [161]