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dc.contributor.advisorCoutinho, Aldacy Rachid, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.creatorMarques, Rosine Hassonpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-20T16:20:42Z
dc.date.available2023-11-20T16:20:42Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38063
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Aldacy Rachid Coutinhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa: Curitiba, 08/02/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo é analisar as doenças psíquicas geradas no ambiente de trabalho. Para tanto, escolheu-se um grupo determinado de pessoas, qual seja, os professores de ensino fundamental, visando encontrar um fator comum entre sua função, seu ambiente de trabalho e as doenças psíquicas que possivelmente os afetem. O presente estudo mostra-se relevante uma vez que a educação é um dos principais fatores para que um país se desenvolva e, portanto, garantir a boa saúde dos professores, em seu ambiente de trabalho, torna-se um fator fundamental para tal desenvolvimento. O que se almeja nesta dissertação é entender a relação entre o ambiente de trabalho e as doenças psíquicas dos professores de ensino fundamental, visando a possibilidade de alcançar padrões que possam ser rompidos, facilitando a evolução do sistema educacional brasileiro. Como escopo teórico do presente estudo, optou-se por analisar as obras de Christophe Dejours a fim de estabelecer pontos comuns com as demais bibliografias utilizadas para análise do meio ambiente de trabalho como ponto central para o desenvolvimento da função do professor. Assim, a presente dissertação tem início na análise do trabalho como garantia fundamental para a manutenção da dignidade e da saúde do homem. No primeiro capítulo, o objetivou-se traçar uma breve relação entre o capitalismo e a precarização do trabalho, demonstrando a importância do trabalho como direito fundamental. Ainda, no mesmo capítulo, optou-se por traçar a relação entre o meio ambiente do trabalho e seus aspectos essenciais, para a garantia do direito fundamental ao trabalho. Viu-se importante demonstrar os conhecimentos de Christophe Dejours e a relação de seus conceitos como referencial teórico para entender a influencia do ambiente do trabalho no desenvolvimento da psicopatologia do trabalho. Pretendeu-se entender a profissão do professor de ensino fundamental e suas principais funções. Ainda, viu-se necessário traçar uma breve explicação a respeito das doenças psíquicas mais recorrentes entre os professores de ensino fundamental, pela análise de materiais bibliográficos de medicina e psicologia. Apresentou-se o resultado de pesquisa elaborada para fins estatísticos a respeito da incidência de doenças psíquicas nos professores de ensino fundamental do Estado do Paraná, relacionando-as à algumas características pré-estabelecidas. Por fim, no quarto capítulo, entendeu-se necessária a análise da Aposentadoria Especial do Professor e seus aspectos essenciais. Palavras-chave: Meio ambiente do trabalho. Doenças psíquicas. Professores. Ensino fundamental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this study is to analyze the psychic diseases generated in the workplace. Therefore, we chose a certain group of people, namely, the primary school teachers, aimed at finding a common factor between their function, their work environment and mental diseases that possibly affect them. This study shows to be relevant since education is a major factor for a country to develop and thus ensure the good health of teachers in their work environment, becomes a key factor in this development. What we aim in this work is to understand the relationship between the work environment and the psychic diseases of primary school teachers, aiming at the possibility of achieving standards that can be broken, facilitating the evolution of the Brazilian educational system. The theoretical scope of this study, we chose to analyze the works of Christophe Dejours to establish common ground with other bibliographies used for analysis of the working environment as central to the development of the teacher's role. Thus, this thesis begins on labor analysis as a fundamental guarantee for the maintenance of the dignity and human health. In the first chapter, the objective was to draw a brief link between capitalism and the precariousness of work, demonstrating the importance of working as a fundamental right. Also in this chapter, it was decided to trace a paralel between the environment of work and its essential aspects to guarantee the fundamental right of labour. It was important to demonstrate knowledge of Christophe Dejours and the relationship of its concepts as a theoretical framework to understand the influence of the work environment in the development of psychopathology of work. It was intended to understand the profession of primary school teacher and its main functions. Still, it was necessary to draw a brief explanation of the most frequent psychological disorders among primary school teachers, the analysis of bibliographic materials of medicine and psychology. Presented the result of research carried out for statistical purposes regarding the incidence of mental illness in primary school teachers of Paraná State, relating them to some pre-established criteria. Finally, in the fourth chapter, it was considered necessary to analyze the Special Retirement of Professor and it's essencial activities. Keywords: Labour environment. Mental illness. Teachers. Basic education.pt_BR
dc.format.extent111 p. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectDoenças profissionaispt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.titleAs doenças psíquicas do trabalho geradas no ambiente de trabalho do professor de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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