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dc.contributor.authorMoresco, Marcielly Cristinapt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Regiane Reginapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-20T15:14:34Z
dc.date.available2018-03-20T15:14:34Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/38038
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Regiane R. Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 27/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Comunicação e sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: A comunicação como um lugar de exercício refletido da representação identitária é o que permeia essa pesquisa. Seu caráter investigativo possui a finalidade de analisar como é construída a representação social e a identidade dos adolescentes em conflito com a lei nos conteúdos da imprensa paranaense, especificamente, nos jornais Gazeta do Povo e Folha de Londrina. Ao discutir a identidade e a representação social sob perspectiva dos Estudos Culturais britânicos e latinoamericanos, pretende-se descrever a representação social dos adolescentes em conflito com a lei a partir das narrativas dos jornais. E, ademais, compreender como são estabelecidas as marcações sociais e simbólicas, associadas à identidade desses sujeitos. Os procedimentos metodológicos adotados para a investigação envolve a análise de conteúdo sustentada pelas teorias de Bardin (1977), Krippendorf (1990) e Fonseca Júnior (2012). Foram analisados 39 textos de diferentes gêneros jornalísticos (notícia, reportagem, artigo/opinião e entrevista) publicados no período de maio de 2013 a novembro de 2014. As conclusões apontam para uma representação social negativa e incriminadora dos adolescentes, significando uma identidade construída por marcações sociais e simbólicas concentradas nas transgressões e na "punição". Raramente os conteúdos dos dois jornais revelam questões sociais ou preocupações com o contexto histórico-social e cultural desses adolescentes. Essa carência pode ocorrer em razão das crenças ideológicas dos veículos e de suas relações com os debates político-sociais, bem como pela influência de outras produções culturais. Para existir essa articulação social e o reposicionamento dos meios de comunicação é necessário, portanto, tornar a comunicação um espaço de pensar e agir. Palavras-Chave: Adolescentes em conflito com a lei; Comunicação; Estudos Culturais; Identidade; Representação Social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Communication as a place of reflected exercise the identity representation is what permeates this research. Its investigative character has the purpose of analyzing how is built the social representation and the identity of the adolescents in conflict situations in the press content, specifically, in the newspapers Gazeta do Povo and Folha de Londrina. In discussing the identity and social representation in perspective of the British and Latin American Cultural Studies, is intended to describe the social representation of adolescents in conflict situations from the narratives of the newspapers. And, moreover, understand how are established the social and symbolic markings, associated with the identity of these subjects, in the newspaper content. The methodological procedures used for research involves Content Analysis supports the theories of Bardin (1977), Krippendorf (1990) and Fonseca Jr. (2012). Analyzed 39 texts of different journalistic genres (news, report, article, editorial opinion and interview) published between May 2013 and November 2014. The conclusions point to a negative social representation and incriminating of the adolescents, meaning an identity constructed by social and symbolic markings concentrated in transgressions and "punishment". Rarely the contents of the two newspapers reveal social issues or concerns with historical and social and cultural context of these adolescents. This deficiency can happen because of ideological beliefs of newspapers and their relationship with the political and social debates, as well as the influence of other cultural productions. So that there is this articulation and the repositioning of the media it is necessary to make communication a space of think and act. Keywords: Adolescents in conflict situations; Communication; Cultural Studies; Identity; Social Representation.pt_BR
dc.format.extent120f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectIdentidade social - Crianças e adolescentespt_BR
dc.subjectResponsabilidade penal - Brasilpt_BR
dc.subjectComunicação de massa - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleA comunicação serve para pensar : a mídia impressa como espaço de reflexão sobre a representação identitária dos adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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