Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDuderstadt, Adriana Vieirapt_BR
dc.contributor.otherSantos, Aguinaldo dos, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherRocha, Cecília Gravina dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-20T13:38:00Z
dc.date.available2020-05-20T13:38:00Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38015
dc.descriptionOrientador: Prof. Aguinaldo dos Santos, PhDpt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Profª Drª. Cecília Gravina da Rochapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 24/02/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Design gráfica e de produtopt_BR
dc.description.abstractResumo: O significativo impacto ambiental gerado pelo setor têxtil tem impulsionado pesquisas em torno de soluções para a adequação do setor a um panorama mais coeso com as atuais necessidades ambientais e sociais. Neste contexto, esta dissertação dedica-se à investigação da relação entre moda, sustentabilidade e customização em massa, com o objetivo de propor um protocolo para definição do modelo de customização em massa para empresas do setor do vestuário, destacando as possíveis relações estabelecidas entre a Customização em Massa e os requisitos para sustentabilidade. Os métodos utilizados neste trabalho foram a revisão bibliográfica sistemática e o estudo de caso com observação participativa. Para o desenvolvimento deste processo a pesquisa contará com a participação de uma empresa de moda feminina e seis usuárias, que atuaram junto à pesquisadora para formulação dos requisitos para proposição do modelo de customização em massa. Desta forma, procurase avaliar todas as etapas da aplicação prática da estratégia, propondo uma abordagem exploratória de investigação das relações da customização em massa e a sustentabilidade. Palavras-chave: Customização em massa. Sustentabilidade. Modapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The significant environmental impact generated by the textile sector has driven research around solutions to the adequacy of the sector to a more cohesive situation with the current environmental and social needs. In this context, this thesis is dedicated to investigating the relationship between fashion, sustainability and mass customization, in order to propose a protocol to define the mass customization model for the clothing industry businesses, including the possible relations between the Mass Customization and requirements for sustainability. The methods used in this study were systematic literature review and case study with participant observation. For the development of this process, the research will involve a female fashion company and six users, who will work with the researcher to formulate the requirements for the proposition mass customization model. Thus, we seek to evaluate all stages of implementation of the Strategy, proposing an exploratory approach to investigation of the relationships mass customization and sustainability. Keywords: Mass customization. Sustainability. Fashionpt_BR
dc.format.extent181f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectModa - Sustentabilidadept_BR
dc.subjectVestuário - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectVestuário - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectModa - Designpt_BR
dc.subjectCustomização em massapt_BR
dc.titleRelações entre a customização em massa e a moda sustentávelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples