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dc.contributor.authorBianchi Neto, Conradopt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Armando Joãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2015-04-28T18:21:43Z
dc.date.available2015-04-28T18:21:43Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37802
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Armando João Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 28/10/2014pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho visa identificar quais os benefícios a adoção de tecnologias em comunicação e informação e ferramentas de comércio eletrônico geram à firma, para obter melhores níveis de crescimento. Para a elaboração do arcaboço teórico é apresentado a contextualização da TCI no cenário atual, o comércio eletrônico relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico e as tendências do que foi chamado de nova economia. Posteriormente é estudada a Teoria da Firma de Penrose (1959), em especial sua visão a respeito do papel dos recursos na firma e sua contribuição para a VBR (Visão Baseada em Recursos) e o conceito de concorrência schumpeteriana. O modelo teórico identifica os recursos da firma como principal fonte de crescimento, com cada recurso prestando um serviço à firma. A tecnologia da comunicação e informação e as ferramentas de comércio eletrônico são abordados dentro dessa ótica, considerados como mais um recurso disponível e prestando serviços de otimização de processos e possibilitando recombinações dos recursos existentes de forma a gerar o fenômeno de inovação. A teoria é complementada com apresentação do cenário de concorrência atual, no qual o dinamismo e a necessidade de inovação são presentes, foi identificado que a TCI e o comércio eletrônico como sendo alavancas de crescimento nas empresas, permitindo até processos de internacionalização das firmas. Buscando trazer a discussão para o universo prático, foram identificadas quais ferramentas estão disponíveis e como funcionam dentro dos processos internos das empresas atuais, bem como a realização de entrevistas com profissionais que permitiram confirmar as hipóteses de que a correta utilização do e-commerce e TCI podem gerar maior crescimento das empresas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Esse trabalho visa identificar quais os benefícios a adoção de tecnologias em comunicação e informação e ferramentas de comércio eletrônico geram à firma, para obter melhores níveis de crescimento. Para a elaboração do arcaboço teórico é apresentado a contextualização da TCI no cenário atual, o comércio eletrônico relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico e as tendências do que foi chamado de nova economia. Posteriormente é estudada a Teoria da Firma de Penrose (1959), em especial sua visão a respeito do papel dos recursos na firma e sua contribuição para a VBR (Visão Baseada em Recursos) e o conceito de concorrência schumpeteriana. O modelo teórico identifica os recursos da firma como principal fonte de crescimento, com cada recurso prestando um serviço à firma. A tecnologia da comunicação e informação e as ferramentas de comércio eletrônico são abordados dentro dessa ótica, considerados como mais um recurso disponível e prestando serviços de otimização de processos e possibilitando recombinações dos recursos existentes de forma a gerar o fenômeno de inovação. A teoria é complementada com apresentação do cenário de concorrência atual, no qual o dinamismo e a necessidade de inovação são presentes, foi identificado que a TCI e o comércio eletrônico como sendo alavancas de crescimento nas empresas, permitindo até processos de internacionalização das firmas. Buscando trazer a discussão para o universo prático, foram identificadas quais ferramentas estão disponíveis e como funcionam dentro dos processos internos das empresas atuais, bem como a realização de entrevistas com profissionais que permitiram confirmar as hipóteses de que a correta utilização do e-commerce e TCI podem gerar maior crescimento das empresas.pt_BR
dc.format.extent94 f. : il., grafs. ; 31 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economicopt_BR
dc.titleA tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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