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dc.contributor.advisorShima, Walter Tadahiro, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorJambersi, André Molendapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-05T17:19:23Z
dc.date.available2023-07-05T17:19:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37631
dc.descriptionOrientador: Walter Tadahiro Shimapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O mercado de jogos eletrônicos cresce e não há estudos substanciais na área da economia acerca deste campo. Entre as teorias econômicas pode-se compreender melhor este nicho mercadológico por meio da teoria de bens de informação, e a influência da convergência digital. O objetivo deste trabalho é exemplificar a prática do mercado de consoles de jogos eletrônicos por meio da teoria de bens de informação e de convergência digital. Para tanto, dividiu-se a pesquisa em três partes: (i) aspectos teóricos sobre bens de informação e convergência digital; (ii) aspectos históricos sobre o mercado de consoles, (iii) correlação prática da teoria de bens de informação e convergência digital, por meio da análise das empresas Nintendo, Sony e Microsoft. Para a realização desta pesquisa empregou-se o método de abordagem dedutivo, o procedimento foi monográfico e as ferramentas de pesquisa selecionadas foram a pesquisa bibliográfica e documental. A análise das empresas pesquisadas confirma aplicação da teoria de bens de informação e convergência digitalpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Eletronic games market grows and there is no substantial economic studies in this field. Between economic theories this market can be better understand through information goods and the influence of the digital convergence. The objective of this work is to exemplify tha pratice of the video game consoles market through information goods theory and the digital convergence. To do so, the study was divided in three sections: (i) theoretical aspects of information goods and digital convergence; (ii) an historical view about the console market; (iii) practice correlation theory of information goods and digital convergence, by the company analysis of Nintendo and Sony and Microsoft. For this research it was used the method of deductive approach, the procedure was and monographic research and the research tools selected were bibliographic and documentary research. The analysis of companies confirms the application of information and digital convergence theoriespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectJogos eletronicos - Indústriapt_BR
dc.subjectJogos eletronicos - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleBens de informação e a convergência digital : apontamentos sobre o mercado de consoles de jogos eletrônicospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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