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dc.contributor.authorFinoti, Lucas Lirapt_BR
dc.contributor.otherDidonet, Simone Reginapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2015-04-16T16:36:16Z
dc.date.available2015-04-16T16:36:16Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37474
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Simone Regina Didonetpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 02/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo teve como objetivo investigar as relações entre a inovatividade, o processo de estratégia de marketing (por meio de seus componentes constituintes) e o desempenho organizacional. A pesquisa foi desenvolvida com 105 empresas do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por meio do envio de questionários eletrônicos e da aplicação direta com gestores em cursos de pós-graduação da área de TI. Os dados foram tratados primeiramente com estatística descritiva, através da análise individual dos constructos com Análise Fatorial Exploratória (AFE), seguida de estatística inferencial, para testar as hipóteses de pesquisa, com o auxílio do software SMART PLS 2.0. Os resultados da pesquisa demonstram que a inovatividade exerce influência direta e positiva sobre os sete componentes do processo de estratégia de marketing investigados (Análise Situacional, Abrangência, Ênfase em Ativos e Capacidades de Marketing, Integração Funcional, Qualidade da Comunicação, Comprometimento com o Consenso e Comprometimento de Recursos para a Estratégia), porém, ao contrário do que havia sido proposto, os resultados mostraram que somente a ênfase em ativos e capacidades de marketing impacta de forma direta e positiva no desempenho organizacional. Os outros componentes, quando considerados isoladamente, não apresentaram relação direta com os resultados do processo de estratégia. Dessa maneira, modelos alternativos foram testados, na busca por explicações para a rejeição de algumas hipóteses. O teste do modelo alternativo 1 mostrou que os indicadores de inovação tiveram contribuição importante para que a relação entre ênfase em ativos e capacidades de marketing e desempenho organizacional fosse confirmada. O teste do modelo alternativo 2 apontou que a divisão das atividades do processo de estratégia entre formulação e implementação pode ser chave para se encontrar a relação positiva entre processo de estratégia de marketing e desempenho organizacional. Os resultados do modelo alternativo 2 apontam a influência da inovatividade sobre as atividades de formulação das estratégias de marketing, sendo que a formulação impacta a implementação da estratégia, que está ligada positivamente com o desempenho organizacional. Palavras-chave: Processo de Estratégia de Marketing. Inovatividade. Desempenho Organizacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study aimed at investigating the relationship between innovativeness, marketing strategy process (through its constituent components) and organizational performance. The research was conducted with 105 companies acting in the Information and Communication Technologies (ICT) field by sending electronic questionnaires and direct application with managers in graduate programs in IT. The data was first treated with descriptive statistics by individual analysis of constructs with Exploratory Factor Analysis (EFA), followed by inferential statistics to test the research hypotheses, with the assistance of SMART PLS 2.0 software. The research outcomes show that innovativeness has a direct and positive influence on the seven components of marketing strategy process investigated (situational analysis; comprehensiveness; emphasis on marketing assets and capabilities; functional integration; communication quality; consensus commitment; and resources commitment), however, as opposed to what had been proposed, only the emphasis on assets and marketing capabilities impact on organizational performance. The other components, when taken in isolation, showed no relationship with the results of the strategy process. Thus, alternative models have been tested in the search for explanations for the rejection of some hypotheses. The test of alternative model 1 showed that the innovation indicators had an important contribution to the relationship between emphasis on marketing assets and capabilities and organizational performance. The test of alternative model 2 pointed out that the division of activities between strategy formulation and implementation can be the key to find the positive relationship between marketing strategy process and organizational performance. The results of the alternative model 2 also showed the influence of innovativeness on marketing strategy formulation activities, and that the formulation impacts the implementation of strategy, which is linked positively to organizational performance. Keywords: Marketing Strategy Process. Innovativeness. Organizational Performance.pt_BR
dc.format.extent158 f. : il., tabs. ; 31 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleA influência da inovatividade no processo de estratégia de marketing e o impacto sobre o desempenho organizacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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