dc.contributor.other | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.creator | Luca, Nelson Cláudio Siqueira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T17:56:58Z | |
dc.date.available | 2023-11-21T17:56:58Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/37284 | |
dc.description | Orientadora : Profª Drª Maria do Carmo Duarte Freitas | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 12/12/2014 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Trata do uso das tecnologias na educação como tema abordado de forma recorrente na área de ensino, em congressos, palestras, revistas científicas e no meio acadêmico como um todo. Tem por objetivo comparar o aprendizado usando as tecnologias aplicadas: ensino tradicional (quadro-negro) e ensino com software (Maple). O presente estudo é resultante de uma pesquisa quase experimental realizada com discentes do curso de Engenharia Civil de uma Instituição Privada de Ensino Superior de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil, escolhida por conveniência. Fez-se a proposta de um Curso de Extensão Semi Presencial, com os conteúdos de função afim e quadrática, ao qual a matrícula foi efetuada por manifestação de interesse do discente, constituindo uma amostra não aleatória sem grupo de controle. O quase experimento foi dividido em duas fases, sendo que na primeira os alunos foram submetidos a aulas tradicionais – com o uso do quadro-negro – desenvolvendo três listas de exercícios e, ao final, uma prova. Na segunda fase, os mesmos discentes participaram das novas aulas com o uso do software Maple (escolhido por conveniência), com conteúdo idêntico ao ministrado anteriormente por meio do quadro-negro, também sendo submetidos a duas listas de exercícios e uma prova ao final. Por fim, os discentes responderam a dois questionários auto-aplicados, um no início da primeira fase e outro ao final da segunda. Com base no desempenho comparativo entre as listas e provas das fases 1 e 2, levantou-se evidências de que o uso do software contribuiu para a melhoria do desempenho bem como da compreensão do conteúdo. Destaca-se, também, que os dados quantitativos e qualitativos dos questionários demonstraram explicitamente que os discentes perceberam os benefícios da adoção do software, mesmo dentre aqueles que inicialmente apontavam a preferência pelo uso do quadro-negro. É consenso, dentre os alunos estudados, que a aula ideal é constituída pela combinação do uso do quadro-negro e do software. Palavras chave: Ensino-Aprendizagem, Ensino Superior, Maple, Software, Tecnologia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Deals with the use technologies in education as a subject addressed recurrently in the area of education at conferences, lectures, journals and academia as a whole. The purpose to compare the learning using the technologies applied: traditional education (blackboard) and teaching with software (Maple).This study is the result of an almost experimental research conducted with students of Civil Engineering from a private institution of Higher Education in Curitiba, Paraná State, Brazil, chosen by convenience. There was a proposed Extension Course, with the contents of affine and quadratic functions, for which registration were applied by expression of interest of the student, and therefore does not constitute a random sample and has no control group. The quasi-experiment were divided into two phases and, at the first of them, students were given traditional lessons - with the use of the blackboard - developing three lists of exercises and, at the end, a test. In the second phase, the same students attended new classes with the use of the Maple software (chosen by convenience), with identical content to that previously administered through blackboard, also being subjected to two lists of exercises and a test at the end. Finally, students responded to two self-administered questionnaires, one at the beginning of the first phase and another at the end of the second. Based on the comparative performance between the lists and tests between phases 1 and 2, evidence have risen showing that the use of the software contributed to the improvement of the performance and understanding of the content. It is noteworthy, too, that the quantitative and qualitative data from questionnaires explicitly demonstrated that students perceived the benefits of adopting the software, even among those who initially indicated a preference for the use of the blackboard. The consensus among the students studied is that the ideal class would be one that combine the use of blackboard and software. Keywords: Teaching and Learning, Higher Education, Maple, Software, Technology. | pt_BR |
dc.format.extent | 103f. : il. algumas color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Engenharias | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Cálculo - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - Avaliação | pt_BR |
dc.title | Tecnologias aplicadas ao ensino de cálculo nas engenharias : uma pesquisa quase experimental com uso de software maple | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |