dc.contributor.advisor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-31T21:15:43Z | |
dc.date.available | 2020-07-31T21:15:43Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/37213 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 15/08/2011 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa feita sobre o Projeto Folhas da Secretaria de Estado do Paraná. Refletindo sobre as possibilidades de aproximação entre história e modos de endereçamento, é discutida a existência de diferentes versões para um mesmo fato histórico utilizando o cinema como pano de fundo. Foi realizado um exercício de transcriação de depoimentos segundo a metodologia da História Oral. Alcançou-se, assim, o objetivo de discutir de que forma essas questões colocam-se em um ponto de intersecção com a Educação Matemática.
Palavras-chave: Projeto Folhas, história, História Oral, modo de endereçamento, Educação Matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This paper presents the results of a research about the project called "Folhas" (leaves), which is kept by an organ of the Parana State, Brazil. Reflecting about approaching possibilities between the history and the addressing modes, you will find discussions about different versions of the same historic fact, using the cinema as background. A transcription exercise of testimonies was made according to the Oral History methodology. Reached, therefore, the purpose of discussing how these issues arise in a point of intersection with the Mathematics Education.
Keywords: Folhas Project, history, oral history, addressing mode, Mathematics Education. | pt_BR |
dc.format.extent | 162 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Historia oral | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Historiografia | pt_BR |
dc.title | A representação na história em modo de endereçamento para educação matemática | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |