Mostrar registro simples

dc.contributor.otherLüders, Valéria, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorGuerra, Andreza Simonipt_BR
dc.date.accessioned2022-12-09T12:57:23Z
dc.date.available2022-12-09T12:57:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37092
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Valéria Lüderspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 17/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema deste estudo foi a musicalização de aluno com deficiência decorrente de Paralisia Cerebral (PC) no contexto do Projeto Música e Cognição do CENEP-HC da UFPR. O objetivo geral desta pesquisa foi estudar a prática de musicalização ao piano, de um aluno com PC do tipo espástica hemiplégica. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: mapear as deficiências decorrentes da paralisia cerebral que possam interferir na aprendizagem pianístico musical do aluno, estudar e identificar adaptações pedagógicas para a potencialização de sua prática musical e identificar mudanças no comportamento musical do aluno. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação com a elaboração de plano de ensino customizado em acordo com a abordagem PONTES, implementado nas aulas individuais de musicalização ao piano no período de um semestre, utilizando como técnica de pesquisa, a observação participante. A realização pianístico musical do aluno ao final do estudo, sugere o benefício do ensino customizado, identificado nas mudanças evidenciadas em seus novos comportamentos musicais. Os resultados apontaram contribuições à área da educação musical relativas à prática de musicalização do aluno com deficiência, propondo e discutindo adequações que podem facilitar sua aprendizagem musical. PALAVRAS-CHAVE: Musicalização ao piano, Paralisia Cerebral, Inclusão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of this study was the musicalization of the student with disabilities due to Cerebral Palsy (CP) in the context of the Projeto Música e Cognição – CENEP-HC-UFPR. The aim of this study was to understand the practice of musicalization through the piano for a student with hemiplegic cerebral palsy. The specific objectives defined for this study were to map the deficiencies arising from cerebral palsy that can interfere with his learning to play the piano, study and pedagogical adaptations for the potentiation of their musical practice and identify changes in student’s musical behavior. The methodology used was the action research with the elaboration of a customized teaching plan in accordance with the approach PONTES implemented in individual piano musicalization lessons within a period of one semester, using as research technique, the participant observation. The student’s achievement in playing the piano identified at the end of the study, suggests the benefit of the custom education, evidenced in his new musical behaviors. The results pointed out contributions to the area of musical education concerning the practice of musicalization of student with disabilities, proposing and discussing adaptations that can facilitate their musical learning. KEYWORDS: Musicalization through the piano, Cerebral Palsy, Inclusionpt_BR
dc.format.extent140f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectCrianças com deficiência - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMusicalização infantilpt_BR
dc.titleA musicalização da criança com paralisia cerebral no contexto do Projeto Música e Cogniçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples