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dc.contributor.authorRomanello, Michelept_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Flavio de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-08T19:25:22Z
dc.date.available2015-05-08T19:25:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37055
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Flavio de Oliveira Gonçalvespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 05/12/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente tese de doutorado é composta de três ensaios independentes, ainda que complementares, sobre trabalho informal no Brasil e importância da educação para reduzi-lo. O primeiro ensaio investiga os possíveis fatores que podem determinar a escolha por um indivíduo entre o setor formal e informal no Brasil, considerando as características do indivíduo. Através uma analise estática, os indivíduos são separados em grupos de acordo com suas características. As metodologias utilizadas são regressão logística multinominal e análise discriminante. O segundo ensaio investiga os possíveis fatores que podem determinar a transição de trabalhadores do setor informal da economia para o setor formal. Usando aproximadamente as mesmas características do primeiro ensaio, a pesquisa é desenvolvida através modelos paramétricos, semi-paramétricos e não paramétricos de duração. O terceiro ensaio explora a transição da escola para o mercado de trabalho. A análise tenta colocar em evidência a maneira pela qual a transição da escola para o trabalho acontece. Em particular, é investigado se o nível de escola frequentado pode influenciar a escolha entre sector formal ou informal. Nos três ensaios, o nível de educação parece ser a característica principal que determina a escolha dos indivíduos entre formalidade e informalidade. Palavras-chaves: informalidade, educação, microeconometria.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This PhD thesis contains three independent, although complementary, essays on Brazilian informal labor and importance of education for reducing it. The first essay investigates the possible factors that may determine the choice by an individual between the formal and informal sector in Brazil, considering the characteristics of the individual. Through static analysis, individuals are separated into groups according to their characteristics. The methodologies used are multinomial logistic regression and discriminant analysis. The second essay investigates the possible factors that can determine the transition of workers from the informal sector to the formal sector. Using approximately the same characteristics of the first essay, the research is developed through parametric, semi-parametric and non-parametric models of duration. The third essay explores the transition from school to the labor market. The analysis attempts to highlight the way by which the transition from school to work happens. In particular, it is investigated whether the level of school attended may influence the choice between formal or informal sector. In all three essays, the level of education seems to be the main characteristic that determines the choice of individuals between formality and informality. Keywords: informality, education, microeconometrics.pt_BR
dc.format.extent109f. : il., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEconomia do trabalhopt_BR
dc.subjectSetor informal (Economia)pt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economicopt_BR
dc.subject.ddc331.1pt_BR
dc.titleEnsaios em economia do trabalho e da educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR


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