Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCruz, Gisele Thiel dellapt_BR
dc.contributor.otherWeinhardt, Marilene, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T22:11:35Z
dc.date.available2020-05-11T22:11:35Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37046
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Marilene Weinhardtpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/11/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Literatura, história e críticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Na produção literária escrita por mulheres, a ficção histórica é vertente que tomou vulto recentemente. O estudo realizado na presente tese tem como objetivo a análise da representação feminina em romances históricos escritos por mulheres. O corpus selecionado para este trabalho é composto por três romances: Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz (1997), de Heloisa Maranhão, Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves, e Guerra no coração do cerrado (2006), de Maria José Silveira. Procura-se verificar o tratamento dado à construção de personagens comumente à margem das narrativas históricas em seu deslocamento para o centro da trama ficcional. As obras têm como referencial temporal épocas muito próximas entre si: o final do período colonial e o início do Império brasileiro. No centro das narrativas estão personagens mulheres, protagonistas e (ou) narradoras: Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, Kehinde e Damiana. A temática feminina, os espaços-geográficos percorridos e forjados sob o olhar das mulheres, a forma como essas personagens se apropriam do discurso (em suas diferentes manifestações), atuam e se afirmam socialmente, tomando lugares referencialmente masculinos, são os elementos centrais que ocupam o percurso da análise desenvolvida no decorrer da pesquisa. As autoras, mesclando elementos ficcionais e referentes históricos, formulam a matéria romanesca sob o aparato dos dois discursos: o ficcional e o histórico. Os eventos situados no pretérito e suas diferentes representações garantem um profícuo diálogo que se estabelece do/no cruzamento do discurso ficcional e histórico. De tal encontro resultam problematizações ao nível das críticas literária e histórica e, ao mesmo tempo, soluções e construções ficcionais que se concretizam na forma do romance histórico contemporâneo. Palavras-chave: Heloisa Maranhão; Ana Maria Gonçalves; Maria José Silveira; ficção histórica brasileira contemporânea; literatura escrita por mulheres.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the literary production written by women, historical fiction is a writing strand that took shape recently. The study in this thesis aims at the analysis of female representation in historical novels written by women. The corpus selected for this paper consists of three novels: Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz (1997), by Heloisa Maranhão, Um defeito de cor (2006), by Ana Maria Gonçalves, and Guerra no coração do cerrado (2006), by Maria José Silveira. This study seeks to determine the treatment given to the construction of the characters commonly on the margins of historical narratives in their shift to the center of the fictional plot. The works have as time referential periods that are very close together: the end of the colonial period and the beginning of the Brazilian Empire. In the center of the narratives are female characters, protagonists and/or narrators: Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, Kehinde and Damiana. The female theme, the geographic spaces covered and forged under the gaze of women, the way these characters appropriate the discourse (in its different manifestations), act and assert themselves socially, taking referentially male places, are the core elements that occupy the course of the analysis developed during the research. The authors, mixing fictional elements and historical referents, formulate novelistic matter under the apparatus of the two speeches: fictional and historical. The events situated in the past tense and its different representations ensure a fruitful dialogue established from/in the merging of the fictional and historical discourses. Problematizations result from such encounter at the level of literary and historical reviews and, at the same time, solutions and fictional construction that materialize in the form of contemporary historical novel. Keywords: Heloisa Maranhão; Ana Maria Gonçalves; José Maria Silveira; Brazilian contemporary historical fiction; literature written by women.pt_BR
dc.format.extent271p. : il., color., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectMaranhão, Heloisapt_BR
dc.subjectGonçalves, Ana Maria - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSilveira, Maria Josept_BR
dc.subjectLiteratura escrita por mulherespt_BR
dc.subjectFicção histórica brasileirapt_BR
dc.titleNegras, índias e outras mulheres : representações femininas na ficção histórica brasileira contemporâneapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples