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dc.contributor.otherSilva, Fabiano, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorHamilko, Anderson Vermondept_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T18:04:46Z
dc.date.available2022-12-02T18:04:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37004
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Fabiano Sivapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 09/09/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho nós estudamos as características comportamentais de personagens autônomos em jogos eletrônicos e sua influência na credibilidade e na imersão do jogador na narrativa. Devido a característica singular da interatividade, há muita discussão no cenário de jogos com relação a inteligência artificial. No entanto essas discussões quase sempre estão focadas no desenvolvimento e implementação de soluções. Nosso trabalho aborda inteligência artificial de um ponto de vista menos convencional, sem tratar diretamente da implementação, mas sim focando na percepção. Isso significa que estamos mais interessados na percepção de inteligência por parte do jogador do que na sua implementação de fato. Nesse trabalho, procuramos trazer a discussão de credibilidade de personagens, já bastante discutida em outras mídias, para o âmbito dos jogos eletrônicos. Com foco específico no comportamento dos personagens, procuramos compreender que diferentes características influenciam a percepção do jogador. Com objetivo de ampliar a discussão com relação a credibilidade de personagens no âmbito de jogos eletrônicos, esse trabalho propõe estabelecer e validar conceitos que possam ser usados para construção de personagens críveis. Através de pesquisa empírica e do estudo de trabalhos existentes em jogos e outras mídias, temos como objetivo desenvolver técnicas que possam ser usadas para explicar e guiar a criação de personagens críveis, capazes de contribuir com a imersão do jogador. Palavras-chave: Credibilidade, Personagens, Jogos Eletrônicospt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this work we study the behavior of autonomous characters in video games and its influence on the player believability and narrative immersion. Due to the unique feature of interactivity, there’s been a lot of research regarding artificial intelligence in games. However this researches tend to focus on development and implementation of solutions. Our work approaches artificial intelligence from an unconventional point of view. We don’t deal directly with the implementation, but rather focus on player perception. This means we’re more interested in the perceived intelligence rather than its actual implementation. In this paper we bring the discussion of characters believability, which has been widely discussed in various types of media, to the topic of games. Specifically focused on characters behavior. We try to comprehend the different characteristics responsible for influencing players perception. Aiming to expand the dialog regarding character believability in video games, this paper attempts to establish concepts for creating believable characters. Through empirical research and literature review of games and other media, we want to develop techniques to understand and guide the development of believable characters that can contribute to the player's immersion. Keywords: Believability, Characters, Gamespt_BR
dc.format.extent100 f. : il., tabs., grafs., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectJogos eletronicospt_BR
dc.subjectSistemas eletrônicospt_BR
dc.subjectProcessamento de imagens - Técnicapt_BR
dc.titleCaracterização de personagens críveis em jogos eletrônicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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