Mostrar registro simples

dc.contributor.otherBianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.creatorMaoski, Fabriciopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T19:43:22Z
dc.date.available2022-12-12T19:43:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36902
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Alessandra Sant'Anna Bianchipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 13/10/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho foi discutir o carro na sociedade contemporânea e sua possível relação com a imprudência no trânsito. Este trabalho foi dividido em três estudos: O primeiro discute a chamada "cultura do carro" no Brasil e no mundo. O segundo é um estudode validação (N=551) da Escala de Percepção do Carro, com quinze itens. A Escala de Percepção do Carro apresentou bons resultados na busca por evidencias de validade, sendo a versão brasileira dividida em dois fatores: Afetivo/Simbólico e Instrumental. O terceiro estudo verifica se há relação entre os fatores de percepção do carro e a forma como os motoristas dirigem seus veículos (N=400), medida pelo DBQ. O terceiro estudo mostrou correlações significativas entre os quatro fatores do DBQ e o os fatores Afetivos/Simbólicos. Os estudos ainda mostraram que a "cultura do carro" parece estar arraigada na sociedade brasileira e que existem relações entre essa cultura e a imprudência no trânsito.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study was to evaluate the car in comtemporary society and its possible relation with the imprudence in traffic. This study was divided in tree minor studies: The first of them discusses called "car culture" in Brasil and the world. The second one is a validation study (N=551) of the Scale Car Perception with 15 itens.The car perception scale showed good resultsthe search for evidence of validity, being the Brazilian version divided in two factors: Afective/Simbolic and Instrumental. The third one verifies whether (N=400) relation between the factors of car perception and the way subject drive their cars, evaluate by the DBQ. The thirdy study showed significant correlation between the four factor of DBQ and the Afective/Symbolic factorsofCar Perception scale. The studies also showed that the "car culture" seems to be rooted in Brasilian society and that exist relation between this culture and the imprudence in traffic.pt_BR
dc.format.extent96f : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectTrânsito urbanopt_BR
dc.subjectSegurança de transito - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMotoristas - Educaçãopt_BR
dc.titleTer um carro é.... a percepção sobre o significado do carro e o comportamento do condutorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples