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dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorWaldrigues, Maria Carolinept_BR
dc.date.accessioned2022-12-08T19:37:37Z
dc.date.available2022-12-08T19:37:37Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36796
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Política educacionaispt_BR
dc.description.abstractResumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 5 (cinco) Instituições de Ensino Superior (IESs) de Curitiba-PR com o objetivo de conhecer como os coordenadores de cursos de graduação em Enfermagem percebem o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). Os cursos de Enfermagem concretizaram 4 (quatro) ciclos avaliativos do exame, os quais foram realizados em 2004, 2007, 2010 e 2013, com a finalidade de aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão. A coleta de dados ocorreu entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014, por meio de uma entrevista semiestruturada, direcionada por um instrumento. Os dados obtidos das respostas às questões foram transcritos na sua íntegra e submetidos à análise de Bardin, e posteriormente ao IRAMUTEQ (Interface de R Pour Les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), software que realiza análises quantitativas de dados textuais. Foi possível traçar o perfil dos coordenadores de curso, extraído das questões fechadas, onde constatou-se que a maioria dos participantes tem mais de 45 anos, são todas do sexo feminino e possuem pós-graduação strictu sensu. Quanto à atuação como coordenador pedagógico, a maioria dos participantes está inserida em instituições privadas, com uma dedicação igual ou superior a 20 horas semanais; no entanto, o tempo de atuação foi variável, de meses até 10 anos ou mais. Quanto às questões abertas, obtiveram-se duas categorias: "Criações de estratégias para o ENADE: um caminho necessário" e "Implicações do ENADE: os coordenadores de curso de Enfermagem e suas percepções. Na primeira categoria, constataram-se dois polos de incentivo de estratégias ao exame, um deles é realizado por parte das IESs e o outro por coordenadores de cursos de Enfermagem aos docentes e aos discentes. Na segunda categoria, constatou-se que este exame origina atualizações, correções de falhas no ensino, auxilia no planejamento de políticas institucionais, bem como filtra as IESs que não ofertam padrões mínimos de qualidade. Por outro lado, os resultados do exame são utilizados para a realização de rankings e, por conta disso, causam preocupações e expectativas, bem como geram implicações profissionais. Percebe-se que a adoção de estratégias e seus resultados não têm suscitado reflexões no corpo acadêmico de Enfermagem, sejam docentes, sejam coordenadores, sobre as mudanças necessárias no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o que, de fato, seria o real sentido do ENADE, uma vez que seus resultados verificam em que medida as diretrizes curriculares foram alcançadas ou não. Há necessidade de trazer à discussão a atual política de avaliação SINAES e, a partir dela, a percepção do ENADE pelo coordenador de curso de Enfermagem, a fim de privilegiar o debate em torno de um ensino com qualidade, inclusive com seus órgãos representativos, com o propósito de formar enfermeiros com habilidades necessárias para uma atuação autônoma, responsável e competente, nas diversas dimensões de seu processo de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This is a qualitative research carried out in five Higher Education Institutions (HEIs) in Curitiba-PR aiming to know how the coordinators of undergraduate nursing courses realize the National Examination of Students Performance (ENADE). The nursing courses materialized four evaluation cycles of this test that took place in 2004, 2007, 2010, and 2013; the goal is to assess the students’ performance in relation to the program contents provided in the curriculum guidelines, their ability to adjust to the demands arising from the development of knowledge and skills to understand external issues outside the specific scope of their profession. Data collection occurred from December, 2013, to January, 2014, using a semi-structured interview guided by a questionnaire. The obtained data from responses to questions were transcribed in full and analyzed according to Bardin, and IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) software, which plays quantitative analysis of textual data. The course coordinators profile was possible to draw by the closed questions; it was found that the most of participants are all female more than 45 years old and are stricto sensu postgraduated. Concerning the performance as a teaching coordinator, most participants are working in private institutions with a dedication equal to or higher than 20 hours per week; however, the linking time to work was variable, ranging from months to 10 years or more. Based on open questions, two categories were found: (1) "Creations of strategies for Enade: a necessary path" and (2) "Implications of Enade: Nursing course coordinators and their perceptions." In the first category, two poles for encouraging strategies to the test were found; one pole is managed by the HEIs and the other pole is managed by the coordinators of nursing courses, teachers, and students. In the second category, it was found that this test promotes updates, correct failures in education, assist in planning institutional policies, and filter the HEIs that do not provide minimum quality standards to work. Moreover, results of the test are used to perform rankings, causing concerns and expectations as well as they generate professional implications. It is noticed that the strategies adoption and their results have not raised considerations among members of academic body of Nursing course, either teachers or coordinators, about the needed changes in the Pedagogical Project of Course (PPC), which in fact is the Enade’s real meaning because their results verify the extent to which the curriculum guidelines have been reached or not. It is needed to promote discussion on the current policy of Sinaes evaluation and, based on it, the Nursing course coordinator should understand Enade to focus the debate on education quality including its representative bodies for the purpose of training nurses with the needed skills for an autonomous, responsible, and competent practice under various dimensions of their work process.pt_BR
dc.format.extent262 f. : il., color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnfermagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasil - Indicadorespt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleImplicações do ENADE : percepção dos coordenadores de cursos de graduação em enfermagem de Curitiba - PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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