Mostrar registro simples

dc.contributor.otherFreitas, Artur, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorMoraes, Naymme Tatyane Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-09T14:01:16Z
dc.date.available2022-12-09T14:01:16Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36560
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Artur Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 26/08/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção de um discurso social e pictórico da pintura de paisagem de Tarsila do Amaral no contexto do Modernismo brasileiro. Para isso delimitamos dois momentos de sua pintura, a fase que ficou conhecida por críticos e historiadores como Pau Brasil, de 1924 a meados de 1927 e a fase Antropofágica, de 1928 a 1929. A ideia central é a construção de um diálogo entre as paisagens da pintora e a sociedade cujo anseio de participação na vida moderna era cada vez mais latente. O objetivo geral é identificar as produções onde os registros históricos sobre a sociedade e o imaginário artístico estão mais presentes, além de estabelecer um diálogo entre o discurso da época, a obra, e o debate historiográfico atual. Pretende-se no decorrer dessas páginas analisar a paisagem de Tarsila do Amaral, através da associação entre a interpretação dos esquemas formais das pinturas, e da história específica da pintura de paisagem enquanto gênero, vinda da imensa gama de possibilidades que oferece à reflexão cultural e à ação sobre o espaço.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to analyse the construction of a social and pictorial discourse of landscape painting by Tarsila do Amaral in the context of Brazilian Modernism. For that we delineate two moments of her painting, first the phase that became known by critics and historians as Pau Brazil, from 1924 to mid-1927 and then the Antropofágica phase, from 1928 to the 1929's. The central idea is to build a dialogue between the painter's landscapes and the society whose desire to participate in modern life was becoming latent. The overall objective is to identify the productions where the historical records about the society and the artistic imagination are more present and to establish a dialogue between the discourse of the time, the work, and the current historiographical debate. It is intended in the course of these pages to analyse Tarsila's landscapes, through the association between the interpretation of the formal schemes of the paintings, and the specific history of landscape painting as a genre, coming from the huge range of possibilities it offers to cultural reflection and the action on t on the space.pt_BR
dc.format.extent146f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAmaral, Tarsila do, 1886-1973pt_BR
dc.subjectPintura moderna - Séc. XXpt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectModernismo (Arte)pt_BR
dc.titleA paisagem como um discurso em Tarsila do Amaral, a construção de um diálogo entre o espaço social e pictórico na década de vinte do século XX no Brasil : do Pau Brasil a Antropofagiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples