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dc.contributor.otherPierri Estades, Naínapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografiapt_BR
dc.creatorSantiago, André Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2023-12-04T18:34:53Z
dc.date.available2023-12-04T18:34:53Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36430
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Naína Pierri Estadespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de Oceanografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho relata o processo de elaboração, execução e avaliação de um curso de Educação Ambiental dirigido a jovens lideranças do município de Pontal do Paraná, que está localizado na porção central do litoral paranaense, região caracterizada pela presença de grandes remanescentes naturais, e evidentes desigualdades sócio-ambientais. A partir de um diagnóstico prévio, realizado através de questionários de percepção ambiental aplicados à população alvo, constatou-se que esses jovens possuem informação limitada da questão ambiental atual e uma visão fundamentalmente naturalista, que opõe o homem genérico, visto como intrinsecamente destruidor, à natureza, que deveria ser cuidada. Esta concepção ignora o contexto histórico e social da constituição e reprodução dos mecanismos da atual crise ambiental. Nesse contexto, com o objetivo de promover a construção coletiva de uma leitura crítica da atual problemática sócio-ambiental, de forma a proporcionar maior compreensão dos quadros de injustiça ambiental que a caracterizam, bem como das ferramentas e estratégias para o seu enfrentamento, foi dirigido aos membros e lideranças do Grêmio Estudantil Ivo Vieiro, do Colégio Estadual Hélio Antonio de Souza, um processo educativo orientado pelos princípios da Educação Ambiental Crítica, com foco nessa temática. Utilizando a metodologia sugerida por Woods & Woods (2008) para a elaboração de Programas de Educação Ambiental, foram escolhidos os seguintes temas para o curso: A questão ambiental; Contexto histórico do uso e apropriação dos recursos naturais; Visões da relação Homem-Natureza; Principais concepções do pensamento ambientalista; A especificidade da crise atual e os problemas ambientais; Critérios de priorização dos problemas ambientais; Justiça ambiental; e As formas de resistência à injustiça ambiental. O curso foi ministrado no dia 26 de novembro de 2012 e teve caráter intensivo, com duração de 5 horas, aportando informações relevantes ao entendimento da centralidade dos processos socioeconômicos na origem e reprodução dos problemas ambientais atuais, e visando fortalecer a participação destes jovens na luta pela justiça ambiental. A sua execução esteve a cargo do autor que contou com o apoio de uma equipe de acadêmicos do curso de oceanografia vinculados ao Laboratório Sócio-ambiental do Centro de Estudos do Mar/UFPR. Os recursos pedagógicos utilizados para transmitir as informações escolhidas foram aulas expositivas, vídeos e relatos das experiências dos membros da equipe. O curso foi avaliado com base a diferentes aspectos tais como a percepção crítica dos membros da equipe executora, a presença e permanência dos participantes, a quantidade e qualidade da participação dos mesmos nas aulas e o feedback proporcionado por questionários aplicados aos presentes no final do curso. Dentre os resultados obtidos constatou-se o grande interesse e receptividade dos participantes em relação aos temas abordados, o que permitiu um avanço na resignificação da temática "ambiental" em "sócio-ambiental", bem como na reflexão crítica sobre esta problemática; a constatação de condições logísticas e estruturais viáveis para a replicação da proposta e a identificação das modificações necessárias ao seu aprimoramento; e, por fim, o estreitamento dos laços de colaboração entre a Universidade e a comunidade. PALAVRAS CHAVE: educação ambiental crítica; justiça ambiental; lideranças estudantis; Pontal do Paraná.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper describes the process of development, implementation and evaluation of a course in environmental education aimed at young leaders of the city of Pontal do Paraná, which is located in the central portion of the Paraná coast, an area characterized by large remaining natural and obvious social-environmental inequality. From a previous diagnosis, conducted through questionnaires of environmental perception applied to the target population, it was found that these young people have limited information of current environmental issue and a fundamentally naturalist who opposes generic man, seen as inherently destructive, to nature, that should be careful. This view ignores the historical and social context of the constitution and reproduction mechanisms of the current environmental crisis. In this context, with the aim of promoting the collective construction of a critical reading of the current socio-environmental issues, to provide greater understanding of the management of environmental injustice that characterize it, as well as tools and strategies for solving them, was directed to members and leaders of the Student Guild Ivo Vieiro, State College Helio De Souza, an educational process guided by the principles of Critical Environmental Education, focusing on this theme. Using the methodology suggested by Woods & Woods (2008) for the preparation of Environmental Education Programs, the following topics were chosen for the course: The environmental issue; Historical context of the use and ownership of natural resources; Visions of Human-Nature relationship; Key concepts of environmental thinking; Specificity of the current crisis and environmental problems; Criteria for prioritizing environmental problems, Environmental Justice, and forms of resistance to environmental injustice. The course was given on November 26, 2012 and had intensive character, lasting 5 hours, providing information relevant to understanding the centrality of origin and socioeconomic processes in the reproduction of current environmental problems, and in order to strengthen the participation of young people in the struggle for environmental justice. Its implementation was the responsibility of the author who had the support of a team of students of oceanography linked to the Socio-Environmental Laboratory of Studies Center of the Sea / UFPR. The teaching resources used to transmit information were chosen lectures, videos and reports of the experiences of team members. The course was evaluated based on different aspects such as the critical perception of the members of the team executing, the presence and permanence of the participants, the quantity and quality of participation of the same classes and the feedback provided by questionnaires applied to present at the end of the course. Among the results it was found the great interest and receptivity of the participants on the issues discussed, which allowed a breakthrough in reframing the theme "Environmental" in "socio-environmental", as well as critical reflection on this issue, the finding viable structural and logistical conditions for the replication of the proposal and the identification of necessary modifications to its improvement, and, finally, the closer ties of cooperation between the University and the community. KEYWORDS: critical environmental education, environmental justice, student leaders; Pontal do Paraná.pt_BR
dc.format.extent112f. : il. , grafs., maps., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
dc.subjectJustiça ambientalpt_BR
dc.titleCurso de educação ambiental dirigido a lideranças jovens de Pontal do Paraná - PR.pt_BR
dc.typeTCC Graduaçãopt_BR


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