Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGodoy, Marina dept_BR
dc.contributor.otherGouveia, Andréa Barbosapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-21T15:22:57Z
dc.date.available2018-08-21T15:22:57Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36334
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Andréa Barbosa Gouveiapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/06/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisou a carreira, o vencimento e a remuneração docente no Estado do Paraná de 2005 à 2012. Para isso fez-se necessário uma análise das políticas de valorização docente no âmbito nacional e estadual no período pós-Constituição de 1988 e também referenciar qual conceito de Estado nos referimos ao tratar de políticas educacionais. Buscando compreender estas políticas coube a distinção das formas de contratação de professores no Estado do Paraná, o professor aprovado em concurso público pertencente ao Quadro Próprio do Magistério e o professor temporário, contratado por meio do Processo Seletivo Simplificado. Com esta distinção foi analisado o vencimento e remuneração média destes profissionais, buscando compreender o impacto financeiro das despesas com pessoal do magistério nas finanças do Estado do Paraná. Foi realizado um cálculo da demanda de professores necessários para que não houvessem vínculos temporários no Estado do Paraná, buscando responder se os professores temporários (PSS) tem coberto uma demanda permanente de falta de professores e qual a economia do Estado do Paraná ao contratar temporariamente estes profissionais. Palavras-chave: Valorização docente, Financiamento da Educação, Políticas Educacionais.pt_BR
dc.description.abstractabstract: This study has analyzed the career, the teaching earnings and salaries in the State of Paraná from 2005 to 2012. To achieve that, it was necessary to analyze the politics of appreciation in the national and state level in the post-1988 Constitution and also reference which concept of State we refer to while dealing with educational politics. Trying to understand these policies fit the distinction of forms of hiring teachers in the State of Paraná, the teacher accepted in public contest belonging to the Quadro Próprio do Magistério (a tenure position in which the teacher is a public employee) and the temporary teacher, hired by the Processo Seletivo Simplificado (a Simplified Selection Process). With this distinction was analyzed earnings and average salary of these professionals seeking to understand the financial impact of staff costs of teaching on the finances of the State of Paraná. A calculation of the demand for teachers necessary for there were no temporary hiring in the State of Paraná was made, seeking to respond if the temporary teachers (PSS) has covered a permanent demand and shortage of teachers and what was the savings in the State of Paraná economy to temporarily hire these professionals. Keywords: Teacher Appreciation, Education Financing, Education Polictspt_BR
dc.format.extent138f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleVencimento, remuneração e carreira docente no Estado do Paraná (2005-2012)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples