Mostrar registro simples

dc.contributor.otherEl Marghani, Viviane Gaspar Ribas, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorGabardo, Ana Claudiapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T20:04:38Z
dc.date.available2022-12-13T20:04:38Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36331
dc.descriptionOrientadora: Profª Viviane Gaspar Ribas El Marghanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 28/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Design gráfico e de produtopt_BR
dc.description.abstractResumo: A metodologia Kansei Engineering (KE) foi desenvolvida como uma tecnologia orientada para o consumidor com a finalidade de aprimorar o desenvolvimento de novos produtos. É definida como "tecnologia que traduz os sentimentos do consumidor e a imagem de um produto em elementos de design". Essa metodologia, baseada principalmente em conceitos matemáticos, tem permeado as indústrias japonesas e é utilizada em indústrias automotivas, de eletrodomésticos, construção civil, e vestuário e tem se mostrado eficiente para o projeto, manipulando dados subjetivos de maneira quantitativa. No Brasil, muitas faculdades de design incluem em sua grade curricular o ensino de metodologias empíricas, principalmente por ser uma área voltada para humanas. Entretanto, é importante considerar que metodologias como o KE podem ampliar as taxas de retorno de um projeto de produto e minimizar os riscos de um produto "ruim" chegar ao consumidor. Nesse estudo realizou-se, através de pesquisas sobre a literatura disponível e com o auxílio de revisão bibliográfica sistemática, um levantamento de estudos KE. O objetivo, com o levantamento e análise de casos, é elaborar uma proposta de aprendizagem KE, permitindo que essa metodologia seja disseminada nas universidades. Como principal resultado o trabalho apresenta uma proposta de aprendizagem estruturada com um plano de aula passo a passo, oferecendo um material pronto para replicação. Além disso, o estudo apresenta um experimento que retrata a aplicação dessa proposta em um grupo de estudantes de design de produto do terceiro ano, o andamento e resultados obtidos. Desse modo foi possível propor um modelo e também testar sua eficácia. Palavras Chave: tecnologia orientada ao consumidor. design de produto. sentimento kansei. engenharia kansei. metodologia Kansei. gestão do designpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Kansei Engineering (KE) methodology was developed as an oriented technology for the costumer with the purpose of improve new products development. It is defined as "technology that represents the costumer feeling in images of a product design elements." This methodology, based mainly on mathematical concepts have permeated Japanese industries and is widely used in automotive industry, home appliances, construction, and clothing industry and has shown an efficient method to manipulate subjective data in a quantitative way. At Brazil, many design colleges do not include in curriculum the teaching of quantitative methodology, mainly because it is an area focused on human. However, it is important to consider that methodologies such as KE can increase as income from a product design and minimize the risk of a "bad" product reaches the consumer. This study was realized through the research about the literature available and with the aid of systematic literature review, a survey of KE studies. The objective with the survey and analysis of cases, is to elaborate a learning KE, by allowing the methodology to be disseminated in universities. As main result the study presents a class plan step by step, with the structured proposed approach and with potential for replication. Additionally, the study presents an experiment that shows the application of this proposal in a group of students of product design of the third year, the progress and results. In this way it was possible to propose an approach and to test its efficacy. Keywords: consumer-oriented technology, product design, Kansei feeling, Kansei Engineering, Kansei methodology, design management.pt_BR
dc.format.extent154f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectProjeto de sistema centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectProjeto de produtospt_BR
dc.subjectDesigners - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleProposta de aprendizagem da metodologia Kansei Engineering no curso de design de produtopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples