Mostrar registro simples

dc.contributor.otherCamargo, Luis Gonçales Bueno de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorSzabo, Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-09T14:43:50Z
dc.date.available2022-12-09T14:43:50Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36326
dc.descriptionOrientador : Luis G. Bueno de Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 19/12/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Literaturapt_BR
dc.description.abstractResumo: Nessa pesquisa pretendemos estudar a representação da mulher na obra Menina Morta de Cornélio Penna. Autor de quatro romances: Fronteira (1935), Dois Romances de Nico Horta (1939), Repouso (1948), Menina Morta (1954). Nessas obras o autor analisa o mundo dos personagens que habitam a região do Vale do Paraíba, em fazendas de produção de café e antigas mineradoras, durante o Segundo Império. Na obra que será objeto de nosso estudo, A Menina Morta, a ação se desenrola numa fazenda em Porto Novo, lugar isolado por montanhas, numa região degradada pela ação do homem. As pessoas, isoladas em si mesmas, desgastadas pelo cotidiano pesado e monótono, parecem almas que habitam uma casa fantasmagórica. Negros e brancos sentem o peso da solidão e da angústia, lamentosos por perder o único sopro de vida, o único elo entre a casa grande e a senzala: a menina morta. Nessa pesquisa pretendemos analisar como o universo feminino está inserido nesse ambiente. Cornélio Penna é elogiado pelos críticos pela minúcia com que explora a mente feminina. A casa grande é predominantemente um universo feminino e o autor representa com detalhes e complexidade a hierarquia de poder que há entre as mulheres desse ambiente. Palavras-chave: Mulher; Família patriarcal; Estética e Social e Crítica literária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research we want to study the representation of women in the work of Cornelio Penna, "A Menina Morta". Author of four novels: "Fronteira" (1935) , "Dois Romances de Nico Horta" ( 1939), "Repouso" (1948 ), A Menina Morta"(1954 ). In these works the author examines the world of the characters who inhabit the region of Vale do Paraíba, on farms of coffee production and old mines during the Second Empire. In the work that will be the object of our study, "A Menina Morta", the action takes place on a farm in Porto Novo, secluded by mountains , a degraded by human region. People, isolated in themselves , worn by the heavy and monotonous routine, seem souls who inhabit a ghostly house. Blacks and whites feel the weight of loneliness and anguish, wailing about losing the only breath of life, the only link between the big house and the slave quarters: the dead girl. In this research we aim to analyze how the female universe is inserted in this environment. Cornelio Penna is praised by critics for the thoroughness with which explores the female mind. The big house is predominantly a female universe and the author with details and complexity is the hierarchy of power that exists between women that environment. Keywords : Women; patriarchal family; Aesthetics and Social and Literature review. .pt_BR
dc.format.extent110f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectCritica literaria femininapt_BR
dc.titleA queda da casa patriarcal : uma análise das personagens femininas da obra A Menina Morta de Cornélio Pennapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples