Mostrar registro simples

dc.contributor.otherRossler, João Henrique, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.creatorAugustin, Andressa Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-05T14:24:59Z
dc.date.available2022-12-05T14:24:59Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36285
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Henrique Rosslerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 20/04/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO PRIVADO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SISTEMAS DE ENSINO DOM BOSCO, OBJETIVO E POSITIVO Contemporaneamente convivemos com um discurso que afirma a crise da razão e a descrença em verdades universais explicativas, o que certamente traz desdobramentos importantes para a educação escolar. Neste sentido, o presente estudo busca identificar a concepção de conhecimento no ensino privado brasileiro, setor em crescimento constante e sobre o qual não se encontram muitas pesquisas. Tendo como fundamentação teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético, iniciou-se a pesquisa pela revisão teórica acerca do universo ideológico e material contemporâneo, expresso na reestruturação produtiva do capital apoiado pelo neoliberalismo e pensamento pós-moderno, até chegar aos desdobramentos deste contexto na educação escolar brasileira. Na sequência, tomou-se como fonte de dados as propostas pedagógicas disponibilizadas nos websites de três sistemas de ensino particulares de grande abrangência no país: Dom Bosco, Objetivo e Positivo. Os dados obtidos foram analisados a partir de um conjunto de eixos para, em seguida, serem reanalisados de maneira a ressaltar as concepções de conhecimento neles presentes. A partir destas análises foram explicitados os elementos que compõem uma determinada concepção do conhecimento, os quais, de modo articulado, resultam em um ecletismo de tendências pedagógicas, utilizadas de maneira a construir um discurso sedutor, apto a tornar os sistemas em questão mais atraentes e vendáveis, porque condizentes com o universo ideológico contemporâneo e as demandas do mercado de trabalho. Palavras-chave: Pós-modernidade. Educação. Conhecimento. Ensino privado. Sistemas de ensino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: THE CONCEPT OF KNOWLEDGE IN PRIVATE EDUCATION IN BRAZIL: AN ANALYSIS OF THE EDUCATIONAL SYSTEMS DOM BOSCO, OBJETIVO AND POSITIVO Currently we experience an argument that claims the crisis of reason and the disbelief in universal truths, what certainly brings significant consequences to schooling. In this sense, the present study aims to identify the concept of knowledge in Brazilian private education, a sector in constant growth and without many researches about it. Supported by the theoretical-methodological framework of dialectical and historical materialism, the research initiated with a review of the literature about the current ideological and material universe, expressed in the productive reorganization of capitalism, supported by neoliberalism and postmodern thought, until reach its consequences to Brazilian schooling. In the sequel, the pedagogical proposals available on the websites of three wide covering private educational systems in Brazil - Dom Bosco, Objetivo and Positivo - were taken as a data source. Data were analyzed from a set of categories and, in what follows, were reanalyzed in order to emphasize the concepts of knowledge that were found. Based on these analyzes, the elements that compose a particular concept of knowledge were indicated, elements that in combination result in an eclecticism of pedagogical tendencies, used in order to create an alluring speech, capable of making the researched systems more attractive and marketable, in agreement with contemporary ideological universe and the demands of the labor market. Keywords: Postmodernity. Schooling. Knowledge. Private education. Educational systems.pt_BR
dc.format.extent198f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas particularespt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectSistemas de ensinopt_BR
dc.subjectMaterialismo históricopt_BR
dc.titleA concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples