Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLigeski, Arivana Izabel Stanskipt_BR
dc.contributor.otherGuérios, Ettiène Cordeiropt_BR
dc.contributor.otherPivovar, Altairpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-17T13:21:06Z
dc.date.available2018-08-17T13:21:06Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36260
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ettiéne Guériospt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Profª Drª Altair Pivovarpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/09/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa qualitativa de natureza interpretativa investiga as relações entre a compreensão de enunciados na resolução de problemas e a aprendizagem conceitual em Matemática, tendo como sujeitos trinta e três alunos de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental. Tem por hipótese que uma das barreiras para o sucesso dos alunos em disciplinas curriculares da Educação Básica está na dificuldade de compreensão textual e, como decorrência, na resolução de problemas em Matemática. Tem por objetivo analisar o nível de compreensão na leitura do texto de enunciados de problemas concatenado com a aprendizagem conceitual em Matemática. Foi analisada a compreensão de enunciados de problemas como atividade em Matemática fundamentada em parâmetros teóricos sobre a responsividade ativa, de índole dialógica em Bakhtin (1997), semântica, linguagem matemática e ambiguidade em Pozo & Echeverría (1998) e estratégias de ação na resolução do problema em Polya (2006). Perceberam-se estreitas relações entre a aprendizagem conceitual em Matemática e a compreensão na leitura de textos. Os resultados evidenciaram dificuldade na leitura de uma magnitude que impede a compreensão do texto dos enunciados e a ausência de interação entre aluno, texto e conhecimento matemático. Sendo a compreensão responsiva ativa de índole dialógica, ao não haver compreensão de um enunciado sob a perspectiva da linguagem não há interação entre aluno, texto e conhecimento matemático, o que implica dificuldade de resolução do problema por uma situação externa ao contexto matemático. Ficou patente, que não há sentido na atividade matemática de Resolução de Problemas quando os alunos não compreendem o que leem, seja a dificuldade do aluno em sua leitura, seja a dificuldade gerada pelo próprio enunciado, quando compromete a ocorrência da responsividade, constituindo-se em barreira para a compreensão do conhecimento matemático escolar. Palavras-chave: Resolução de problemas. Enunciados. Língua Portuguesa e Matemática. Responsividade. Dialogismo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This interpretative qualitative purpose investigates the relationship between the understanding of utterances in problem solving and conceptual learning in mathematics, having as subject thirty-three students in a class of ninth year of elementary school. Hypothesis is that one of the barriers to the success of students in the Basic Education curriculum subjects is the difficulty of reading comprehension and as a result, problem solving in mathematics. Aims to examine the level of understanding in reading the text word problems concatenated with conceptual learning in mathematics. Was analyzed to understand word problems in mathematics as an activity based on theoretical parameters of the responsiveness active, dialogical in nature in Bakhtin (1997), semantics, mathematical language and ambiguity with Pozo & Echeverria (1998) and action strategies in solving the problem in Polya (2006). It was perceived narrow relations between conceptual learning in mathematics and reading comprehension of texts. The results showed difficulty in reading a magnitude that prevents understanding the text of the statements and the lack of interaction between student text and mathematical knowledge. Being active responsive understanding of dialogic nature, to no understanding of a statement from the perspective of language, there is no interaction between student, text and mathematical knowledge, which implies difficulty of solving the problem by an external situation to the mathematical context. It was clear that there is no meaning in mathematical activity Troubleshooting when students do not understand what they read, is the difficulty of the student in his reading, the difficulty is generated by the statement when it involves the occurrence of responsiveness, constituting a barrier for the understanding of mathematical education. Keywords: Troubleshooting. Statements. Portuguese. Mathematics. Responsiveness. Dialogism.pt_BR
dc.format.extent112f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCompreensão de enunciados na resolução de problemas matemáticos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples