Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien
Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Santos, Gabriel Caesar Antunes dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Objeto de discussão do presente trabalho são os conceitos da Didática do Multilinguismo, da Aprendizagem de Línguas Terciárias e da Intercompreensão aplicados ao Ensino de Alemão como Língua Estrangeira no contexto brasileiro. Através de uma relação entre publicações acadêmicas e pesquisas com opiniões coletadas em um questionário entre alunos do Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), procura-se associar impressões pessoais da aprendizagem aos conceitos discutidos no trabalho e comparar as opiniões pessoais sobre a aprendizagem e o Estudo de Alemão após Inglês. Busca-se apresentar aos colegas da Área Docente de Alemão no contexto nacional novas perspectivas para o Ensino de Alemão após o Inglês, que muito são discutidas na Europa e em outros países onde o inglês é a Língua Oficial ou geralmente aprendida como primeira Língua Estrangeira. Apontados são prós e contras trazidos por essa metodologia de trabalho, porém também confusões ou dificuldades que podem ser apresentadas pelos aprendizes dentro da referida constelação didática. Uma análise de materiais e atividades didáticos ilustra essa situação. Abstract: This thesis discusses concepts such as the didactics of multilingualism, tertiary language learning and intercomprehension applied to learning German as a foreign language in the Brazilian Context. By means of the relationship among publications, previous research and language learner opinions collected in a questionnaire at the Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) of the Universidade Federal do Paraná (UFPR) a panorama is presented. The discussed concepts are compared with the learners' personal opinions about German language learning after English. It is aimed at showing colleagues in the field of German teaching in a national context, new perspectives on the teaching of German after English, which is already a point of discussion in Europe and in countries where English is either an official language or the first foreign language in the curriculum. Contributions made by working with this methodology are presented, but also the possibility obstacles and difficulties, which could emerge within this didactic constellation. An analysis of the didactic materials and activities illustrates the situation.
Collections
- Teses & Dissertações [9979]