Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Ricardo Costa de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorEras, Lígia Wilhelmspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T15:05:02Z
dc.date.available2020-08-03T15:05:02Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36082
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Costa de Oliveirapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 30/05/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÀrea de concentração: Sociologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa se propõe a refletir a produção de conhecimento recente do Ensino de Sociologia na Educação Básica, no formato de livros coletâneas. Além disso, expõe uma análise de conteúdos acerca das condições da produção e da trajetória sociohistórica desse conhecimento. Aborda também suas temáticas, seus agentes/autores/produtores e as tensões contidas nas suas ideias, nesse espaço de debate entre a escola e a universidade - no recorte temporal de 2008-2013. Neste período, está localizada a maior densidade e quantidade de produções bibliográficas sobre a área. Assim, a finalidade é sistematizar o conjunto dessa produção bibliográfica e amparar uma análise crítica sobre suas contribuições ao campo de estudos do Ensino de Sociologia/Ciências Sociais. A propósito, há a sondagem bibliográfica e os métodos prosopográficos, bem como, a análise de conteúdos. Os aportes teóricos estão envoltos em discussões provenientes da Sociologia do Conhecimento, ao qual, Karl Mannheim (síntese de perspectivas e o espírito de um tempo), Pierre Bourdieu (luta simbólica, habitus e campo) e Roger Chartier (livro, comunidade de interpretação, linguagem e espaço público); nas quais se registram importantes vozes, portadoras de reflexividade, justo porque, no livro coletânea está um artefato de construções sociais, culturais e epistemológicas construídas pelos sociólogos; as quais estimularam a reflexão sobre as instâncias da produção bibliográfica e mais detidamente sobre os aspectos culturais presentes nessas obras. A pesquisa foi realizada a partir de dois conjuntos de dados empíricos e blocos que se entrecruzam. Primeiro, a apreensão do levantamento de dados relativos à produção bibliográfica no formato de livros coletâneas e análise crítica dos conteúdos expostos. No segundo conjunto, há a apresentação dos resultados dos dados coletados via roteiro de questões on-line, análise prosopográfica das trajetórias sociopessoais de formação escolar e acadêmica, socioprofissionais e bibliográficas dos autores/escritores dos capítulos dos livros coletâneas.pt_BR
dc.description.abstractAbstrat: The present study proposes a reflection over the recent production of knowledge in the Sociology Teaching in Basic Education, in the format of book collection. Besides, it exposes a content analysis about de conditions of the production and the socio-historical path of this knowledge. It also covers its thematic, agents/authors/productors and the tensions in the ideas, in this debate space between school and university – in the temporal cut of 2008-2013. In this period, it is located the major density and quantity of bibliographic production about the area. Thus, the purpose is to systematize this bibliographic production and support a critical analysis of its contributions to the field of studies in the Teaching of Sociology/Social Sciences. By the way, there is a bibliographic survey and the prosopographic methods, as well as the content analysis. The theoretical assets are placed in discussions coming from the Sociology of Knowledge, to which, Karl Mannheim (synthesis of perspectives and the spirit of a time), Pierre Bourdieu (symbolic struggle, habitus and field) and Roger Chartier (book, interpretation community, language and public space); in which are registered important voices, which hold reflexivity, precisely because in the collection book there is an articraft of social, cultural and epistemological constructions, build up by sociologists, which have stimulated the reflection about the bibliographic production and more closely about the cultural aspects present in these works. The research was carried out from two groups of empirical data and blocs which interwoven. First, the seizure of data surveys related to bibliographical production in the book collection format and the critical analysis of the exposed contexts. In the second group, there is the presentation of the results in the collected data via online roadmap of questions, prosopographic analysis of the socio-personal paths of schooling, academic, socio-professional and bibliographical formation of the authors/writers of the chapters from the collection books.pt_BR
dc.format.extent323f : il., tabs., color., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSociologia do conhecimentopt_BR
dc.subjectSociologia - Bibliografiapt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetóriaspt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples