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dc.contributor.authorBarros, Rozane Marcelino dept_BR
dc.contributor.otherMedeiros, Cristina Carta Cardoso dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-15T17:05:51Z
dc.date.available2018-08-15T17:05:51Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36051
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de Medeirospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 20/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Entende-se a formação continuada em serviço como um importante processo que promove o desenvolvimento profissional dos professores. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer as percepções dos profissionais atuantes na educação infantil da Rede Municipal de Ensino da cidade de Curitiba, sobre os processos formativos em serviço dos quais participam em suas unidades de trabalho. Nesta investigação, tomam-se por base os pressupostos teóricos apresentados por NÓVOA (1997), (1999), (2007) e MARCELO GARCIA (1999) sobre formação de professores, além de KRAMER (2008), (2011) e OLIVEIRA-FORMOSINHO (2002), (2009) no que tange especificamente à formação de professores de educação infantil. Foram consultados igualmente documentos legais publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria Municipal de Educação. Recorreu-se também a teoria sociológica de Pierre Bourdieu para compreender os dados empíricos produzidos durante a investigação, relativos ao desenho do espaço social aqui investigado. A partir dos conceitos de campo, habitus, capitais e noções complementares a estes conceitos, acreditou-se ser possível delinear algumas lógicas de ação importantes para pensar o campo da educação infantil e seus agentes componentes. A pesquisa valeu-se da abordagem qualitativa pautada nas orientações de LESSARD-HÉBERT et.al (2010), e os dados foram examinados a partir da análise de conteúdo indicada por BARDIN (2011). A metodologia utilizada para coleta de dados contou com a aplicação de um questionário para 57 (cinquenta e sete) profissionais da educação infantil. Os resultados da pesquisa mostram que a formação continuada em serviço tem de certa forma, cumprido seu papel, pois os pesquisados afirmam terem avançado e aprimorado sua prática profissional a partir da participação na mesma, o que possibilitou um trabalho ainda mais qualificado. Relatam ainda, que se desenvolveram enquanto profissionais de educação infantil revendo algumas noções consolidadas e modificando sua atuação em benefício da criança pequena. Os dados evidenciam que os profissionais reconhecem que a formação continuada em serviço lhes possibilitou olhar a criança de maneira diferenciada. Contam que aprenderam a identificar e reconhecer as reais necessidades das crianças, a acreditar no potencial que elas têm, a respeitá-las em suas limitações, a ouvir o que elas têm a dizer e a serem responsáveis pelo cuidado e educação das mesmas. Percebe-se assim, a incorporação de disposições próprias deste profissional, auxiliando o desenho de um habitus professoral do professor de educação infantil. Há que se destacar que os resultados apontam ainda para obstáculos no processo de formação, pois determinados profissionais relatam ter dificuldades em participar da mesma, visto que alguns não têm contato com a formadora, outros porque suas unidades enfrentam problemas na ordem de recursos humanos. Palavras-chave: Formação continuada em serviço. Profissionais da educação infantil. Habitus professoral do professor de educação infantil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It is understood the ongoing education as an important process that promotes the professional development of teachers. Thus, this study aimed to understand the perceptions and opinions of professionals working in early childhood education from the Municipal School of Curitiba, on the training processes in service of which participate in their work units. In this investigation, we take as basis the theoretical assumptions presented by NÓVOA (1997), (1999), (2007) and MARCELO GARCIA (1999) on teacher training, and KRAMER (2008), (2011) and Oliveira-FORMOSINHO (2002), (2009) specifically in relation to the training of early childhood teachers. Legal documents published by the Ministry of Education (MEC) and the Municipal Education Department were also consulted. Also resorted to sociological theory of Pierre Bourdieu to understand the empirical data produced during the investigation, on the design of social space investigated here. Based on the concepts of field, habitus, capital and complementary notions of these concepts, was believed to be possible to draw some logical action important to think about the field of early childhood education and its components agents. The research drew on the qualitative approach guided by the guidelines of et.al LESSARD-HEBERT and other (2010), and the data were examined from the content analysis indicated by Bardin (2011). The methodology used for data collection included the administration of a questionnaire to 57 (fifty seven) childhood professionals. The survey results show that ongoing education has somehow fulfilled its role, as respondents claim to have advanced and enhanced their professional practice from the participation in it, which enabled an even more skilled labor. They also reported that developed as early childhood education professionals reviewing some notions and modifying its consolidated operations for the benefit of the child. The data show that professionals recognize that ongoing education enabled them to look the child differently. That have learned to identify and recognize the real needs of children, to believe in the potential that they have to respect them in their limitations, hear what they have to say and to be responsible for the care and education of the same. Thus realizes the incorporation of actual provisions of this person, assisting the teachers habitus drawing of a preschool teacher. It is worth noting that the results still point to obstacles in the training process, because certain professionals report having difficulties to participate in it, as some have no contact with the training, others because their units face problems in the order of human resources. Keywords: Continuing education in service. Education professionals kids teachers. Professorial habitus preschool teacher.pt_BR
dc.format.extent190f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação infantil - Escolas publicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA formação continuada em serviço dos profissionais atuantes em centros municipais de educação infantil : o caso da cidade de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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