Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTamanini, Marlene, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorMontañes Alcântara, Anelisept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T19:26:20Z
dc.date.available2022-04-11T19:26:20Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36019
dc.descriptionOrientadora: Drª. Marlene Tamaninipt_BR
dc.descriptionCoorientador :pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 05/03/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionSociologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa foi realizada entre os anos de 2011 e 2012 em Curitiba-PR, visando compreender os discursos e as práticas do mercado de produtos eróticos, assim como perceber como são construídas novas "verdades" sobre a sexualidade e o sexo entre suas vendedoras e consumidoras. O objetivo central desta pesquisa é analisar as formas de incorporação dos produtos eróticos pelas mulheres e como a inserção desses produtos pode instituir novos processos de subjetivação em relação ao que foi a repressão histórica da sexualidade. Assim, esta pesquisa centrou-se nas narrativas e discursos de mulheres heterossexuais casadas ou que mantêm um relacionamento afetivo/sexual como vendedoras ou consumidoras de produtos eróticos. Utilizou-se a abordagem qualitativa e as técnicas de pesquisa: diário de campo com observação participante em salão de beleza, feira erótica, conversas com amigas e até mesmo nos meios virtuais, como vídeos do youtube e sites de internet. Além de entrevistas semiestruturadas com quatro vendedoras de produtos eróticos e seis consumidoras, pude observar este campo por meio de diversos olhares. Dessa forma, ultrapassei lugares e fronteiras, procurei estabelecer relações com os resultados empíricos de um local para o outro, segui aspectos da etnografia multisituada refletidos pelas práticas de Bourdieu. Por meio dos conceitos desconstrutivistas e desnaturalizadores das teorias feministas e dos estudos de gênero, tencionei os conceitos dos dispositivos da sexualidade, biopoder, farmacopornografia e o de reflexividade a partir das obras de Foucault, Preciado e Giddens. Percebi que os discursos do mercado de produtos eróticos colocam as mulheres como as principais protagonistas do seu erotismo, elas são ativas em suas relações sexuais, incitam e provocam os seus companheiros. Esse mercado atribui a responsabilidade às mulheres em manter seus relacionamentos/casamentos por meio do sexo. Elas ainda têm seu corpo como suporte do erotismo, embora em uma lógica que abre possibilidades para potencializar seus prazeres e desejos corporais, de forma individual ou com seus parceiros. Elas estão distantes da figura submissa da pornografia e da maternidade, embora ainda permaneçam inseridas nas convenções de gênero. Ressalta-se que os produtos eróticos representam uma sexualidade que vem sendo normatizada, reiterando a heteronormatividade e estabelecendo como devemos fazer sexo e proporcionar ao mesmo tempo a busca de um orgasmo que não existia antes. Percebe-se uma complexidade atualmente: o produto em tese proporciona prazer, mas ao mesmo tempo determina como devemos fazer ou não fazer sexo. Há um entrelaçamento entre sexualidade e heteronormatividade que traz novas considerações e ressignificações aos estudos sobre sexualidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research was conducted during the years of 2011 and 2012 in Curitiba-PR, to understand the discourses and practices of erotic products market, as well as understand how new "truths" are built about sexuality and sex, between sellers and their consumers. The main objective of this research is to examine ways of incorporating erotic products for women and how the integration of these products can create new processes of subjectivity in relation to what was the historical repression of sexuality. Thus, this research has focused on the narratives and discourses of heterosexual women married or who maintain a loving/sexual relationship as sellers or consumers of erotic products. We used a qualitative approach and research techniques: field journal with participant observation in salon, erotic fair, conversations with friends and even in virtual environments, like youtube videos and websites. In addition to the semi-structured interviews with four sellers erotic products and six consumers, I observed this field through various looks. Thus, I crossed places and borders, tried to establish relations with the empirical results from one location to another, followed aspects of multi-situated ethnography practices reflected by Bourdieu. Through the deconstructivist concepts of the feminist theory and in the gender studies, I related the concepts of sexuality devices, biopower, and farmacopornography, and reflectivity from the works of Foucault, Anthony Giddens and Beatriz Preciado. I realized that the discourses of erotic products market, place women as the main protagonists of their eroticism, they are active in their sexual relationships, incite and provoke their partners. This market assigns responsibility to keep women in their relationships / marriages through sex. They still have their body as eroticism support, although in a logic that opens possibilities for enhancing their bodily pleasures and desires, individually or with partners. They are far from the submissive figure of pornography and motherhood, although still remain embedded in the conventions of genre. It is noteworthy that the erotic products represent a sexuality that has been normalized, reiterating heteronormativity and establishing how we have sex and give at the same time the search for an orgasm that did not exist before. It is perceived complexity today: the product in theory gives pleasure, but at the same time determines how we do or do not have sex. There is an interlacement of sexuality and heteronormativity that brings new considerations and new meanings to studies on sexuality.pt_BR
dc.format.extent148f : ., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSexo - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectPornografiapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleChupa que é de uva : subjetividades instituídas com o uso de produtos eróticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples