dc.contributor.author | Pucovski, Karin Priscila Gonçalves Franco | pt_BR |
dc.contributor.other | Valente, Tamara da Silveira, 1953- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T12:17:05Z | |
dc.date.available | 2014-09-02T12:17:05Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/36011 | |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem indicar se esse professor considera na sua ação educativa o aluno como sujeito, conforme propõe a teoria formulada pela interlocução psicanálise e educação. Partiu-se da premissa de que os professores que atuam considerando o aluno autista como sujeito conseguem uma inclusão escolar mais efetiva. Para discutir o tema, se propôs uma reflexão teórica acerca da inclusão escolar de crianças com autismo, partindo dos conceitos de educação para o sujeito e educação terapêutica, igualmente formulada pela teoria resultante da interlocução psicanálise e educação. Os participantes da pesquisa foram os professores que atuam com alunos autistas em processo de inclusão nas turmas iniciais do ensino fundamental. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, observações e documentos oficiais, a partir dos quais emergiram as seguintes categorias de análise: a respeito da inclusão escolar de crianças autistas – a fala do professor; o ato educativo com o aluno autista; a particularidade do aluno autista em sala – adaptações; a relação professor-aluno autista. O resultado da pesquisa apontou que quando o professor leva em consideração o sujeito em seu aluno autista tanto como em si mesmo o ato educativo tem melhores chances de ser efetivo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Dissertações | pt_BR |
dc.subject | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject | Crianças autistas - Inclusão na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.title | A inclusão escolar da criança autista | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |