Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Lisiane Fernandes dapt_BR
dc.contributor.otherHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-07T13:45:47Z
dc.date.available2020-10-07T13:45:47Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36006
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho objetivou investigar a presença e influência da cultura digital na prática docente de um grupo de oito professores do município de Curitiba/PR. Insere-se no conjunto de pesquisas que investiga as práticas docentes no contexto contemporâneo, que se voltam às perspectivas de mudança e novas necessidades das práticas docentes a partir de compreensões sobre a cultura contemporânea, especificamente da cultura digital e suas interferências nas culturas dos estudantes da escola atual. Os procedimentos metodológicos da pesquisa realizada foram realizados com base em Lüdke e André (1986), Flick (2004), Campos (2009) e Bardin (2009). Para a efetivação da investigação, numa primeira fase realizou-se um estudo exploratório, por meio de questionário, objetivando levantar o perfil de professores levando-se em conta quatro perspectivas relativas ao conhecimento docente: o científico, o profissional, o didático-pedagógico e o humano-social (HAGEMEYER, 2006). A segunda etapa da pesquisa constou de entrevistas individuais, que aprofundaram questões relativas à cultura digital e interferências nas práticas dos professores selecionados. Considerou-se na seleção dos professores as características definidas com base em estudos desenvolvidos por Hagemeyer (2006). A partir desses procedimentos, seguiu-se a terceira etapa da investigação, que consistiu em observações de práticas pedagógicas de alguns dos professores selecionados na pesquisa, para se identificar estratégias e interações que os professores estabelecem em suas atuações docentes. Para as discussões e elementos que auxiliaram a análise da pesquisa foram consideradas as teorizações de Lee Shulman (1986; 1987) Tardif (2012) e Gauthier et al. (1998). A contextualização necessária à discussão sobre o enfoque contemporâneo foi realizada com base em Costa (2010), Giroux (1999), Hargreaves (2001), Santaella (2003), Lemos e Cunha (2003), Lévy (1999), García-vera (2000), Sacristán (2002) e Nóvoa (2009). Os aspectos referentes à cultura da escola contaram com as contribuições de Forquin (1993), Mafra (2003), entre outros. As questões discutidas pelos autores adotados, referentes à influência da cultura digital nos redimensionamentos das práticas dos professores catalisadores, levaram à categorização de três aspectos: as configurações das práticas catalisadoras, as visões dos professores sobre os alunos da escola atual e os redimensionamentos das práticas docentes a partir das questões identificadas decorrentes da cultura digital nas práticas investigadas. Os resultados revelaram, após analise dos dados da pesquisa, que a cultura digital está integrada às práticas docentes na escola contemporânea, manifestando-se como potencialidade no processo de aprendizagem dos alunos. Há alguns entraves apontados, mas permanece como necessidade educacional e auxílio aos professores para os redimensionamentos que passam a promover em suas práticas. A pesquisa apontou a compreensão e análise crítica dos professores pesquisados diante das novas configurações culturais atuais, possibilitando novas atitudes, estratégias e iniciativas ao ensinar/formar seus alunos. A investigação sugere ainda alguns encaminhamentos que precisam ser contemplados nos processos de formação inicial e continuada de professores, apontados na investigação como fundamentais para as necessidades da prática docente desenvolvida na escola de educação básica atual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to investigate the presence and influence of digital culture on teaching practices of a group of eight teachers in the municipality schools of Curitiba/PR. It is part of a group of research that investigates the teaching practices in the contemporary context that it turns to the prospects of change and new necessities of teaching practices, from insights into contemporary culture, specifically of digital culture and its interference in the cultures of student's current school. The methodological procedures of the survey were made based on Lüdke and André (1986), Flick (2004), Fields (2009), and Bardin (2009). For the effective research, initially conducted an exploratory study, using a questionnaire, aiming to raise the profile of teachers taking into account four perspectives related to teaching knowledge: scientific, professional, educational-learning and human -social (HAGEMEYER, 2006). The second stage of the research consisted of individual interviews that deepened questions relating to interference in digital culture and practices of selected teachers. It was considered in the selection of teachers features defined based on studies carried out by Hagemeyer (2006) .From these procedures, followed by the third phase of the research, which consisted of observations of teaching practices of some of the selected teachers in research, to identify strategies and interactions that teachers establish in their teaching performances. It were considered theories of Lee Shulman (1986, 1987), Tardif (2012), Gauthier et al. (1998) for discussions and elements that helped the research analysis. The necessities for discussion about the contemporary contextualization was based in Costa (2010); Giroux (1999), Hargreaves (2001); Santaella(2003), Lemos e Cunha (2003), Levy (1999), García-vera (2000), Sacristan (2002), Nóvoa (2009). Aspects related to the culture of the school, featured contributions from Forquin (1993), Mafra (2003), among others. The issues discussed by the adopted authors, referring to the influence of digital culture on resizing the practices of teachers catalysts led to the categorization of three aspects: the settings of catalyst practices, teachers' views on student’s current school and resizing of teaching practices from the identified issues arising from digital culture practices investigated. The results showed, after analysis of the survey data, the digital culture is integrated into teaching practices in contemporary school, manifesting as potential in the learning process of students. There are some barriers appointed, but remains as educational need and assistance to teachers for resizing passing promote their practices. The survey showed understanding and critical analysis of teachers surveyed before the current new cultural settings, enabling new attitudes, strategies and initiatives to teach/educate their students. Research also suggests some referrals that need to be addressed in initial and continuing teacher education processes, appointed in research as critical to the needs of the teaching practice developed in the current school basic education.pt_BR
dc.format.extent166 f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePráticas docentes e cultura digital : redimensionamentos de processos pedagógicos na escola contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples