Avaliação da participação de material particulado e seus impactos à saúde humana em escolas próximas a vias de tráfego veicular e refinaria de petróleo
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Data
2014Autor
Gonçalves Junior, Sérgio José, 1989-
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Resumo: A exposição a certos aerossóis tem sido associada ao aumento de várias doenças respiratórias. Tal agravante é consequência do homem passar mais de 90% do dia dentro de ambientes fechados e ficar exposto à poluição gerada e/ou acumuladas nesses locais. Inserido neste contexto, a preocupação com o ar que jovens e crianças respiram durante o dia exige grande atenção, pois os mesmos são especialmente sensíveis à poluição devido ao seus organismos ainda em formação. A escola é uma dos principais cenários de ambiente fechado em que as crianças passam grande parte do seu dia, sendo que o ar que ali respiram também pode ser prejudicial à saúde, devido a influência de diversas fontes. A preocupação que envolve a nocividade do material particulado está norteada à dois parâmetros: a fração respirável de partículas suspensas submicrométricas e a sua composição, pois as partículas podem penetrar e alcançar diversos níveis do sistema respiratório, causando diferentes tipos de complicações vitais. Esse estudo tem como objetivo principal avaliar a influência das atividades de entorno de escolas para com os particulados atmosféricos presentes no ar dentro e fora do ambiente escolar, através da análise do material particulado suspenso. As amostragens foram realizadas em cinco escolas da cidade de Curitiba e região Metropolitana, no estado do Paraná, onde há forte presença de vias de fluxo intenso de veículos e notáveis zonas industriais, como grandes complexos petroquímicos. Foram realizadas análises de material particulado total e de partículas individuais. O material particulado total foi amostrado através de uma membrana de policarbonato (filtro) por impactação inerte e analisado por meio de Espectrometria de Fluorescência de Raios-X (FRX), a qual tem a finalidade de obter informações dos elementos químicos das amostras. As partículas individuais foram coletadas em diferentes frações de tamanho por meio do impactador de partículas May Impactor, analisadas por Microscopia Eletrônica de Varredura acoplada a uma microssonda (MEV-EDX) e classificadas em grupos representativos (clusters), de acordo com sua composição química. Os resultados indicam forte presença de partículas inaláveis oriundas de fontes antropogênicas, mostrando que a presença das atividades de entorno tem proporcionado uma má qualidade do ar nas escolas. Abstract: Exposure to aerosols has been linked to increased levels of respiratory diseases. This is a consequence of the man spend more than 90% of the day inside closed environments and be exposed to the pollution generated and / or accumulated at these sites. The concern with air that pupils and children breathe during the day requires great attention, since they are especially sensitive to pollution because of their bodies still developing. The school is one of the main scenarios indoors where children spend much of their day, and the air also can be injurious to health because of the influence of different sources. The concerns surrounding the toxicity of the particulate material is guided to two parameters: the respirable fraction of suspended submicron particles and their composition because the particles can penetrate and reach different levels of the respiratory system, causing various types of vital complications. This study aims to evaluate the influence of the surrounding schools for with atmospheric sources in the air inside and outside the school environment , through the analysis of suspended particulate material activities . Samples were took at five schools in the city and the metropolitan region of Curitiba , state of Paraná , where there is strong presence of pathways heavy flow of vehicles and industrial areas such as large petrochemical complex. Analysis of total particulate matter and individual particles were performed. The total particulate matter was sampled through a polycarbonate membrane (filter) for inert impaction analyzed by X-ray Fluorescence (XRF), which has the purpose of obtaining information on the chemical components of the samples. The individual particles were collected in different size fractions through May Impactor Impactor particle analyzed by Scanning Electron Microscopy coupled to a microprobe (SEM - EDX ) and classified into representative groups ( clusters ) according to their chemical composition. The results indicate a strong presence of respirable particles arising from anthropogenic sources, showing that the presence of surrounding activities has provided a poor air quality in schools.
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- Teses & Dissertações [9267]