Mostrar registro simples

dc.contributor.authorScheidt, Déborahpt_BR
dc.contributor.otherCamargo, Luis Gonçales Bueno de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-27T16:13:41Z
dc.date.available2020-05-27T16:13:41Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35957
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Luís Gonçales Bueno de Camargopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 29/05/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Brasil e Austrália possuem, no coração de seus territórios, vastas extensões de terras menos propícias à habitação humana do que suas áreas litorâneas. Independentemente de sua representatividade em termos demográficos e/ou econômicos, o sertão e "the bush" assumiram, ao longo da história dos dois países, grande relevância simbólica. Este trabalho pretende comparar os processos de apropriação desses espaços pela ficção do Brasil e da Austrália em momentos "formativos" de suas histórias literárias, na segunda metade do século XIX. Parte-se da teoria de "formação literária" de Antonio Candido, como o momento em que, em sua história cultural, um povo passa a ostentar uma literatura no sentido exato da palavra, diferentemente de um conjunto de manifestações literárias. Para que uma literatura exista "como sistema", Candido preconiza a presença de cinco denominadores "em interação dinâmica", divididos em dois grupos. No contexto desta pesquisa, os dois "denominadores internos" são as variantes brasileira e australiana das línguas portuguesa e inglesa servindo como matéria-prima às obras literárias e o emprego literário da temática rural-sertanista, na qual, com base em seu suposto conhecimento aprimorado do meio e capacidade de sobrevivência, o homem comum (sertanejo/ "bushman") é elevado à posição de herói. Nesse respeito, o papel desempenhado pelo regionalismo na tradição rural-sertanista brasileira é comparável à oposição mais generalizada entre o urbano e o rural na cultura australiana. Um sistema literário capaz de produzir uma tradição – que Candido define como uma continuidade de padrões – advém principalmente da articulação de três denominadores externos (ou "psicossociais"): autores conscientes de seu papel, um público para as produções desses autores e uma linguagem literária materializada em obras. José de Alencar (1829-1877) e Henry Lawson (1867-1922) são apresentados como autores especialmente dispostos a engajar seus públicos na construção da nação como "comunidade imaginada" teorizada por Benedict Anderson. O corpus literário desta pesquisa inclui o romance O sertanejo, de Alencar e uma seleção de contos de Lawson, dentre eles "The drover?s wife", "The bush undertaker", "Send round the hat", "Telling Mrs. Baker", "The union buries its dead" e as quatro narrativas protagonizadas por Joe Wilson.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Brazil and Australia have, in the hearts of their territories, extensive lands that are not as suitable to human inhabitation as their coastal areas. Regardless of their status in economic and/or demographic terms, the "sertão" and the bush have achieved, along the histories of both countries, a great deal of symbolic relevance. This work aims at comparing the processes of appropriation of such spaces by the fiction of Brazil and Australia in "formative" moments of their literary history, in the second half of the 19th century. It departs from Antonio Candido?s theory of "literary formation", as the moment in which, in its cultural history, a society begins to present a literature in the proper sense of the word, as opposed to a group of literary expressions. For the existence of literature "as a system", Candido stipulates the presence of five factors working in "dynamic interaction" and divided into two groups. In the context of this research, two of the "internal factors" are the Brazilian and Australian variants of the Portuguese and the English languages as raw material for literary works, and the literary employment of rural/bush themes, in which the common man ("sertanejo"/bushman), deemed to have special knowledge of the environment and survival skills, is elevated to the condition of hero. Regarding that aspect, the role of "regionalism" in the rural/bush tradition in Brazil is comparable to a more general distinction between city and the bush in Australian culture. A literary system able to produce a tradition – that Candido defines as a continuity of patterns – is the result of the articulation of three main external (or "psychological/social") factors: authors who are conscious of their role, a public for the productions of such authors and a literary language materialized into artistic creations. José de Alencar (1829-1877) and Henry Lawson (1867-1922) are presented as authors especially eager to engage their publics in the construction of the nation as an "imagined community" theorised by Benedict Anderson. The literary corpus of this research includes Alencar?s novel O sertanejo and a selection of short stories by Lawson, among which are "The drover?s wife", "The bush undertaker", "Send round the hat", "Telling Mrs. Baker", "The union buries its dead" and the four Joe Wilson narratives.pt_BR
dc.format.extent242f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877pt_BR
dc.subjectLawson, Henry, 1867-1922pt_BR
dc.subjectLiteratura comparada - Brasileira e autralianapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA ficção rural-sertanista na formação das literaturas brasileira e australiana : um estudo de José de Alencar e Henry Lawsonpt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples