dc.contributor.author | Frigatti, Eduardo Fabricio | pt_BR |
dc.contributor.other | Dottori, Maurício Soares | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-27T12:48:50Z | |
dc.date.available | 2014-08-27T12:48:50Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/35911 | |
dc.description.abstract | Resumo: Este é um memorial de composição de oito peças, compostas a partir de premissas das ciências cognitivas sobre formas e sobre memória. Parte-se de uma discussão sobre a tendência estruturalista de alguns movimentos de vanguarda do século passado (tomando o serialismo integral como exemplo), em que se procura observar o divórcio entre lógica estrutural e sensível. Propôs- se que tal ruptura possa ser superada concebendo a música como som que se enforma, transparecendo na escuta as regras que delimitam seu ‘jogo’. Apresenta-se, por fim, o relato da aplicação crítica deste conhecimento no processo de composição das peças. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Dissertações | pt_BR |
dc.subject | Composição (Musica) | pt_BR |
dc.subject | Percepção musical | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Memoria | pt_BR |
dc.title | Percepção formal e composição | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |