Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Ana Leticia Padeskipt_BR
dc.contributor.otherMarchi Junior, Wanderley, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-06T20:25:38Z
dc.date.available2020-07-06T20:25:38Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35877
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wanderley Marchi Jr.pt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 28/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O esporte é um objeto de estudo passível de análises de várias áreas do conhecimento. Suas conexões com as esferas do trabalho, da economia, da política, da mídia, fazem com que a leitura sociológica seja requisitada para responder alguns questionamentos colocados pela sociedade. Inicialmente, a Sociologia não concebia tais questões como relevantes, o que contribuiu para a sua reticência em relação à Sociologia do Esporte. No campo da Educação Física, os sociólogos do esporte dividem o espaço com os estudos de caráter biológico do tema, os quais se apresentam em maior número, se comparados aos estudos das Ciências Humanas. Isso causa uma série de embates, como a disputa por espaços institucionais, prestígio, investimentos para pesquisa e eventos, publicações, etc. Essa concorrência coloca empecilhos para o estabelecimento da Sociologia do Esporte como um subcampo da Educação Física, fazendo com que esse fosse percebido como um espaço social em consolidação. Partindo do cenário apresentado, propomos o problema: Qual a especificidade do campo acadêmico-científico da Sociologia do Esporte no Brasil? Como resposta prévia a esse questionamento, delineamos a seguinte hipótese: o processo de constituição do campo acadêmico-científico toma uma forma e direção específicas devido a uma dependência teórica em relação à Sociologia e pelo reconhecimento do esporte como um objeto de estudo emergente na Educação Física e na Sociologia, quando este assume a forma profissional e espetacularizada. Sendo assim, tanto o campo, como seus agentes e estruturas, possuem uma especificidade que não corresponde às características exclusivas da Sociologia, ou da Educação Física, mas sim agregam características de ambas as áreas. Para realizar essa pesquisa, propomos como objetivo geral explicitar a especificidade do campo acadêmicocientífico da Sociologia do Esporte no Brasil. Para atingir esse objetivo, realizamos a descrição da história da Sociologia do Esporte no Brasil, mapeamos os agentes, as correntes teóricas, as produções e as instituições ligados à Sociologia do Esporte e analisamos a especificidade deste campo acadêmico-científico, em especial as relações estabelecidas entre agentes e instituições. Como procedimentos teórico-metodológicos, selecionamos a análise de conteúdo de Bardin, que nos auxiliou na seleção e análise das produções científicas e dos documentos abordados, e a Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, para a leitura das relações estabelecidas. Dos resultados, ressaltamos os seguintes pontos: nos programas de pós-graduação, a Sociologia do Esporte é abordada como temática de pesquisa somente em um curso. Tal fato não restringe que estudos sobre o tema sejam realizados em outros programas, todavia o esporte não é elencado nas linhas de pesquisa. Isso é um indício de que, apesar de não ser mais considerado como um objeto de pouca importância na área da Sociologia, a temática não está nas posições mais privilegiadas da hierarquia dos temas de pesquisa. Na Educação Física, já existe o espaço dos estudos das Ciências Humanas consolidado, dividido com os estudos das Ciências Biológicas. Os cursos de pós-graduação que contemplam a Sociologia do Esporte são mais numerosos nessa área, em comparação com a Sociologia. Isso se deve aos esforços dos agentes, formados na maior parte na área da Educação Física, em criar espaços no Brasil para sua formação e para suprir uma demanda por docentes de ensino superior. Ao lançarmos o olhar para as publicações, percebemos nas dissertações e teses uma preferência pelo estudo do futebol. O voleibol, o segundo esporte na preferência nacional, também é bastante estudado, bem como as questões de políticas públicas. Ao abordar os artigos nos periódicos da Educação Física e da Sociologia, percebemos que os escritos dos agentes possuem mais receptividade na primeira área. Os agentes publicam nas suas áreas de formação e inserção institucional, não ocorrendo com frequência o trânsito desses autores entre as áreas. Assim sendo, concluímos que ocorre um "hibridismo" no subcampo da Sociologia do Esporte, composto por características do campo da Educação Física e da Sociologia, bem como do habitus dos agentes, que combina as gramáticas de ações de ambas as áreas de conhecimento. Palavras-chave: Sociologia do Esporte. Campo. Agentes. Instituições. Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Sport is a believable object of study subject analysis of various areas of knowledge. Its connections with the spheres of work, economy, politics, media, request a sociological interpretation to answer some questions put by society. Initially, Sociology did not use to conceive such issues as relevant, which contributed for its reluctance about Sociology of Sport. In the field of Physical Education, sport sociologists share space with the studies of biological character, which are in greater number, if compared to studies of Human Sciences. This situation causes a series of confrontation, as competition for institutional places, prestige, investment in research and events, publications, etc. This competition creates obstacles to the establishment of the Sociology of Sport as a subfield of Physical Education, making possible to understand it as a social space in consolidation. Based on the presented scenario, we propose the problem: What is the specificity of the academic-scientific field of Sociology of Sport in Brazil? As a preliminary answer to this question, we designed the following hypothesis: the process of constitution of academic-scientific field takes a specific form and direction due to a theoretical dependence on Sociology and also due to the recognition of sport as an object of study that is emerging in Physical Education and in Sociology, when it becomesprofessional and spectacularized. Therefore, both the field and their agents and structures, have a specificity that does not match with the particular characteristics of sociology, or Physical Education, but adds features from both areas. To do this research, we propose a general objective to clarify the specificity of academic-scientific field of Sociology of Sport in Brazil. To achieve this goal, we conducted a description of the history of Sociology of Sport in Brazil, we identified the agents, the theoretical currents, productions and institutions linked to the Sociology of Sport and we analyzed the specificity of this academic-scientific field, in particular the relationships established between agents and institutions. The theoretical and methodological procedures were based on the idea of content analysis, proposed by Bardin, which assisted in selection and analysis of scientific productions and documents, and we used also the Field Theory of Pierre Bourdieu for identifyingthe relationship established. Among the results, we emphasize the following points: in the postgraduate programs, Sociology of Sport is recognized as thematic research only in one course. It does not mean that studies about the subject are achieved in other programs, however sport is not listed in the research lines. This is an indication that, despite not being considered anymore as an object of little importance in the field of Sociology, the subject is not in the most privileged positions in the hierarchy of research topics. In Physical Education, there is already space consolidated for studies of Human Sciences, which is divided with studies of Biological Sciences. The postgraduate courses that include the Sociology of Sport are more numerous in this area, if compared with Sociology. This condition is due to the efforts of agents, which are formed mostly in the area of Physical Education, to create spaces in Brazil for their formation and also to feed the demand for teachers in college. When we look at publications, we note in theses and dissertations a preference for the study of football. Volleyball, the second sport in national preference, is also extensively studied, as well as public politics issues. About the articles published in journals of Physical Education and Sociology, we realize that the papers from agents have greater acceptance in the first area. Agents publish in their formation and institutional placement areas, and it is no common a transit of these authors among the areas. In conclusion, we noticed a hybrid characteristic of the Sport Sociology subfield, composed by characteristics of Physical Education and Sociology, as well as the agents habitus, that combine the grammar of actions of both fields of knowledge. Keywords: Sociology of Sport. Field. Agents. Institutions. Brazil.pt_BR
dc.format.extent304f. : il. Algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação fisica - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSociologia do esportept_BR
dc.subjectEsportes - Sociologiapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleO campo acadêmico-científico da sociologia do esporte no Brasil (1980-2010) : entre a institucionalização, os agentes e sua produçãopt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples