Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPetris, Juliana Patríciapt_BR
dc.contributor.otherSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T21:25:51Z
dc.date.available2020-06-10T21:25:51Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35827
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 15/05/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Cultura, escolapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve como tema a prática do professor universitário e o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A investigação procurou responder: de que forma a utilização do AVA vem reconfigurando a prática dos professores universitários em um curso de graduação, na modalidade presencial de uma Instituição de Ensino Superior? Para isso, objetivou-se analisar e compreender a prática dos professores universitários e a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle). A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada a partir de três etapas vivenciadas entre os meses de ago./out. de 2012 e set./out: de 2013. Para tanto se utilizou entrevistas e questionários com 12 (doze) professores e 103 (cento e três) alunos do curso de Moda - Bacharelado de uma instituição de Ensino Superior (IES) privada situada no estado de Santa Catarina. Outra ação foi a análise dos dados, registrados pela IES em questão, no que diz respeito aos processos vivenciados por professores e alunos em 4 (quatro) turmas por meio de 2 (duas) disciplinas dentre as 32 (trinta e duas) elencadas inicialmente que mais utilizaram o AVA entre os anos de 2009 e 2012, primeiro semestre. O curso foi escolhido por apresentar um maior número de professores utilizando o AVA em suas práticas docentes. Autores que tratam do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação, da prática do professor universitário, dos paradigmas educacionais e da construção da cultura, como por exemplo, Almeida e Valente (2011), Behrens (1990, 2000, 2007, 2008, 2010, 2011), Capra (1996), Demo (1996), Forquin (1993), Kenski (2008, 2012a/b), Lopes (1999), Lemos (2013), Lévy (1993, 1999, 2011), Moraes (2011), Moran (2000, 2012), Morin (2000, 2003, 2005), Masetto (1998, 2003, 2011), Pimenta e Anastasiou (2010), Santaella (2003, 2008, 2012), Silva, Sá e Bahia (2012), Tardif (2000) entre outros, foram consultados visando o aprofundamento teórico e a reflexão em relação à problemática de pesquisa. Observou-se por meio do estudo realizado que a utilização das TICs, no caso do AVA-Moodle, reconfigura a prática docente. Esse fato é evidenciado quando os professores expõem sobre como planejam suas aulas a partir da inserção das tecnologias, sobre as contribuições delas para sua prática e o aprendizado do aluno, entre outros fatos. Contudo, embora o AVA seja utilizado por professores e alunos, evidenciou-se que é preciso avançar na construção de uma cultura digital, em que o professor possa efetivamente se apropriar e integrar as TICs para que se supere do uso "técnico" desses recursos tecnológicos digitais nas práticas docentes. Um dos caminhos que se aponta como possibilidade para que essa ação seja alcançada e que merece mais estudos é a formação continuada, tomando-se como referência as contribuições do Paradigma Inovador (Complexidade) à docência universitária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study elected as its theme the practice of university teachers and the use of Virtual Learning Environment (VLE). The research sought to investigate in which way the use of AVA reconfigures the practice of university teachers in a graduate course, developed in a classroom mode, in a higher education institution. In order to do this, it was aimed at analyzing and understanding the practice of university teachers and the use of Virtual Learning Environment (VLE - Moodle). The research qualitative approach was developed in three stages experienced within August to October, 2012 and September to October, 2013. Interviews and questionnaires were applied to twelve (12) teachers and 103 (one hundred and three) students at Fashion - Bachelors in a private higher education institution (HEI) located in the state of Santa Catarina. Besides, data recorded by the HEI in question was analyzed, in regard to the processes experienced by teachers and students in four (4) groups during the development of two (2) school subjects among the 32 (thirty-two) which were originally listed as the ones which most used the VEL between the years 2009 and the first semester of 2012. The course was chosen because it has a larger number of teachers using the VLE in their teaching practices. Authors dealing with the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in education , the practice of university teachers , educational paradigms and the construction of culture , for example , Almeida and Valente (2011) , Behrens (1990, 2000 , 2007 , 2008 , 2010 , 2011) , Capra (1996) , Demo (1996) , Forquin (1993) , Kenski (2008 , 2012a/b) , Lopes (1999) , Lemos (2013) , Levy (1993 , 1999 , 2011) , Moraes (2011) , Moran (2000, 2012) , Morin (2000 , 2003, 2005) , Masetto (1998, 2003 , 2011) , Pepper and Anastasiou (2010) , Santaella (2003 , 2008, 2012) , Silva Sá and Bahia (2012) , Tardif (2000) among others were consulted, targeting the theoretical study and reflection in relation to the issue of this research. It was observed – through the study - that the use of ICTs in the case of Moodle VLE - reconfigures teaching practice. This fact is highlighted when teachers expose on how they plan their lessons from the integration of technologies, on the contributions to their practice and student learning, among other facts. However, although the VLE is used both by teachers and students, it became clear that we must move forward building a digital culture, through which the teacher can effectively appropriate and integrate ICTs to overcome that "technical" use of these technological resources digital teaching practices. One of the alternatives that points to the possibility that this action can be achieved and that it deserves further study is the continuing education, taking as reference the contributions of Innovative Paradigm (Complexity) to the university teaching.pt_BR
dc.format.extent138f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Tecnologia da informaçaopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectMoodle (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples