Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHorn, Geraldo Balduínopt_BR
dc.contributor.authorReina, Alessandropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-06T19:27:22Z
dc.date.available2020-10-06T19:27:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35789
dc.descriptionOrientador: Prof.Dr. Geraldo Balduíno Hornpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/05/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Cultura escola e ensinopt_BR
dc.description.abstractResumo: Partindo da argumentação de Gilles Deleuze e alguns apontamentos de Júlio Cabrera, a presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a imbricação existente entre a filosofia e o cinema, bem como a possibilidade de utilização do filme como um recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da Filosofia e de seus conceitos no Ensino Médio. Investiga primeiramente as origens do cinema para demonstrar o nascimento de uma nova forma de linguagem capaz de problematizar e criar conceitos por intermédio das imagens desenvolvidas nos filmes. Problematiza a questão paradoxal do cinema como produto comercial e alienador das massas frente à possibilidade do seu uso como um instrumento didático para o ensino da Filosofia. Apresenta uma crítica a visão e utilização do filme como ilustração de conceitos e a possível formação de uma filosofia da representação a partir dos filmes em seu contexto filosófico. Devido ao potencial de uma linguagem icônica presente nos filmes, que trazem dentro de si conceitos filosóficos, demonstra a possibilidade de aplicar o cinema como fator de educação no processo do exercício do filosofar e da aprendizagem de conceitos filosóficos. Situa a pesquisa no campo educacional por meio da possibilidade do uso do cinema no interior da sala de aula com uma metodologia por meio do uso de filmes e fora da sala de aula com a criação de cineclubes, utilizando o cinema como fator de educação filosófica, para uma formação humana, social e cultural dos alunos no Ensino Médio. Palavras Chave: Cinema, Filosofia, Ensino, Filmes, Conceitos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Based on the arguments of Gilles Deleuze and some notes of Julio Cabrera, this research aims to demonstrate the existing imbrication between philosophy and cinema, as well as the possibility of using the film as a methodological resource for teaching and learning philosophy and its concepts in High School. In the first instance, investigates the origins of cinema to show the birth of a new form of language able to discuss and create concepts developed through the images in the movies. Discusses the paradoxical question of cinema as a commercial product and alienating instrument of the masses facing the possibility of its use as an educational tool for teaching philosophy. Presents a critical vision of the film and use as an illustration of concepts and possible formation of a philosophy of representation from the movies in their philosophical context. Due to the potential of a iconic language present in the films, which carry within themselves philosophical concepts, demonstrates the applicability of the movies as an educational factor in the exercise of philosophy and philosophical concepts of learning process. Situates the research in the educational field through the possible use of movie within the classroom with a methodology through the use of movies and outside of the classroom with the creation of cineclubs, using the movie as a philosophical education factor for human, social and cultural development of students in high school. Keywords: Cinema, Philosophy, Teaching, Movies, Concepts.pt_BR
dc.format.extent184 f. : il. algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectCinema na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino visualpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFilosofia e cinema : o uso do filme no processo de ensino-aprendizagem da filosofiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples