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dc.contributor.authorCanteri, Rafael dos Passospt_BR
dc.contributor.otherSánchez García, Laura, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherSouza, Tanya Amara Felipe dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-08T15:37:55Z
dc.date.available2014-08-08T15:37:55Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35755
dc.description.abstractResumo:A comunidade Surda é uma das minorias linguísticas no Brasil que vem se comunicando pelas redes sociais e que não dispõe de materiais didático-pedagógicos para o ensino de sua língua preferencial/patrimonial e ainda não há uma política de educação bilíngue adequada às suas especificidades linguísticas. Há uma grande variedade de estudos que garantam os benefícios que os jogos eletrônicos educativos trazem as crianças. No entanto, mais uma vez, a comunidade Surda e em especial as crianças têm carência dessas ferramentas educacionais. O presente trabalho propõe um conjunto de diretrizes com base em modelos conhecidos de jogos digitais educativos e em uma metodologia de educação para crianças Surdas, destinado a apoiar desenvolvedores e designers de jogos na criação de aplicações de jogos educacionais para estas crianças. Seguindo as orientações propostas no trabalho, um jogo para crianças Surdas também e desenvolvido a fim de avaliar a eficácia das diretrizes com o público-alvo. O jogo foi avaliado por especialistas em Interação Humano-Computador, especialistas em Educação Infantil de Surdos e também por crianças Surdas, os resultados foram positivos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleDiretrizes para o design de aplicações de jogos eletrônicos para educação infantil de surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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