Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLaureth, Waleska Camargopt_BR
dc.contributor.otherInvernizzi Castillo, Noela, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-06T19:16:59Z
dc.date.available2020-08-06T19:16:59Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35735
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Noela Invernizzipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A nanotecnologia é considerada uma das áreas estratégicas na política brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação. Seu desenvolvimento tem sido fomentado desde 2001, e mais intensivamente, a partir do programa nacional de Desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia, lançado em 2004. A qualificação técnica de recursos humanos é uma das intenções do programa. O objetivo desta tese foi investigar se a incorporação incipiente da nanotecnologia em produtos e processos industriais no Brasil está gerando demandas profissionais e requisitos educacionais específicos aos trabalhadores que atuam em tais processos. Para isso, adotaram-se três frentes complementares de pesquisa: (i) analisar como as empresas que incorporam a nanotecnologia a sua atividade produtiva estão organizando as competências de sua força de trabalho e qual a qualificação demandada por estas empresas; (ii) examinar como as universidades estão organizando seus cursos de graduação para atender a demanda emergente do mercado de trabalho nesta tecnologia; (iii) analisar qual é a percepção de pesquisadores da área sobre o desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil e as demandas de qualificação para a força de trabalho. A metodologia de pesquisa consistiu na análise qualitativa e quantitativa de dados obtidos mediante questionários aplicados a vinte e duas empresas e a três coordenadores dos cursos de graduação, e ainda, em entrevistas com seis pesquisadores da área de nanotecnologia. Os dados coletados junto às empresas indicam que os trabalhadores envolvidos com a nanotecnologia se concentram principalmente nos setores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), no entanto, está em aumento o número de trabalhadores da fabricação em atividades que envolvem a nova tecnologia. A demanda atual das empresas é de trabalhadores com escolaridade de nível superior que possuam capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e estabelecer conexão entre os conhecimentos científicos e a aplicação comercial das propriedades nanométricas. Quanto à oferta de ensino de graduação, os resultados mostram que não há uma única forma de habilitar graduados para atuar no campo da nanotecnologia. Enquanto todos os cursos enfatizam a importância do diálogo entre as disciplinas, dois deles propõem uma especialização em nanotecnologia a partir de uma formação básica nas áreas científicas convencionais, enquanto outro propõe uma formação geral em nanotecnologia a partir de um curso estruturado com proposta interdisciplinar. Os pesquisadores entrevistados indicam que há qualificação técnica suficiente para a nanotecnologia no Brasil e a falta de competências científicas não diz respeito somente à nanotecnologia, mas sim, as carreiras tecnológicas em geral. Como resultado geral da pesquisa identificou-se que as competências valorizadas dizem respeito à escolaridade de nível superior, a capacidade de transitar ou dialogar com diversas áreas científicas e capacidade de trabalhar em equipe. Palavras-chave: nanotecnologia, trabalhador, qualificação, inovação tecnológica industrial, educação.pt_BR
dc.description.abstractabstract: Nanotechnology is considered one of the strategic areas of Brazilian policy for Science, Technology and Innovation. Its development has been ongoing since 2001, especially following the establishment of the National Program of Nanoscience and Nanotechnology in 2004. One of the aims of this program is to train and prepare people to work in this field. The objective of this thesis was to investigate whether the incipient incorporation of nanotechnology into products and processes in Brazil is resulting in new professional demands and educational requirements for the workers involved in nanotechnology processes. For this purpose, three complementary lines of research were adopted: (i) an analysis of how companies that use nanotechnology in their production are organizing the skills of their workforce and which qualifications these companies require of their workers; (ii) an examination of how universities are organizing their graduate courses to meet the emerging demands of the labor market where this technology is concerned; (iii) an analysis of the views of researchers in this field regarding the development of nanotechnology in Brazil and what is required of the workforce in terms of qualifications. The research methodology consisted of a qualitative and quantitative analysis of data obtained through questionnaires forwarded to twentytwo companies and three coordinators of graduate courses, in addition to interviews with six researchers in the field of nanotechnology. The data collected from the companies show that workers involved in nanotechnology are concentrated mainly in Research and Development (R&D) activities, but the number of manufacturing workers in processes that use this new technology is on the rise. Companies are currently looking for workers with higher education who are able to work in multidisciplinary teams and establish a connection between scientific knowledge and the commercial application of nanometric properties. Concerning the availability of graduation courses, the results show that there is no single form of preparing graduates to work in the field of nanotechnology. While all the courses emphasize the importance of dialogue between disciplines, two of them offer specialization in nanotechnology stemming from a basic graduation course in the conventional sciences. Another course offers a deeply multidisciplinary curriculum to obtain a general degree in nanotechnology. The researchers who were interviewed claim that there is sufficient technical training for nanotechnology in Brazil and that any lack of scientific skills is not unique to nanotechnology, but rather to technological careers in general. The general result of the study was that the most valued skills are higher education, the ability to maintain a dialogue with other scientific fields, and team working. Key words: nanotechnology, worker, qualification, industrial technological innovation, education.pt_BR
dc.format.extent203 f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMercado de trabalho - Educaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Qualificaçãopt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleQue competências são necessárias para trabalhar em nanotecnologia? a demanda das empresas e a oferta educacional em uma área tecnológica emergentept_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples