Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorLopes, Renata Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T13:46:40Z
dc.date.available2024-04-08T13:46:40Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35734
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 05/07/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Em meados de 2007 foram instaladas em todas as salas de aula da Rede Pública Estadual do Paraná as "TVs Multimídia". Esse equipamento pode ser pensado como um "elemento perturbador e provocativo" entre os professores, pois abriu a possibilidade de formas diferentes de condução do processo de ensino e aprendizagem. A primeira abordagem dessa dissertação tinha a finalidade de compreender como os professores de matemática interagiram com essa tecnologia. Em seguida ampliou-se o foco para a busca de um entendimento sobre como os professores modificam suas práticas ao produzir materiais ou textos destinados ao uso de alguma "nova" tecnologia; dessa forma o estudo se tornaria aplicável não apenas ao recurso "TV Multimídia", mas também a qualquer novo recurso que viesse a ser instalado ou adotado pelas escolas. Assim, o ponto de partida da dissertação passou a ser como os professores da Rede Pública Estadual de Educação do Paraná sugerem a exploração da TV Multimídia para a abordagem dos conteúdos de Matemática. Para isso foram analisadas algumas produções de materiais didático-pedagógicos postados em um ambiente on-line, denominado "Práticas Pedagógicas com o uso da TV Multimídia" e, em seguida, feitas entrevistas com os professores-autores. As entrevistas constituem-se como fontes narrativas das práticas desses professores ao elaborar conteúdos para uma "nova" mídia. Nesse contexto, foram analisadas perspectivas teóricas de discussão sobre o papel das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) na produção de conhecimento e destacadas as ideias de Pierre Lévy. Desse modo, embora tomando como ponto de partida a produção de abordagens de conteúdos para uso na TV, este trabalho problematiza a relação entre, de um lado, a produção de materiais e diferentes abordagens dos conteúdos pelos professores de matemática e, de outro lado, as "novas" tecnologias, exemplificadas neste trabalho com a TV Multimídia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In mid-2007 were installed in all classrooms Network Public Paraná State the "Multimedia TVs. This equipment can be understood as a "disruptive and provocative element" among teachers because it opened the possibility of different ways of conducting the process of teaching and learning. The first approach of this study was intended to understand how math teachers interacted with this technology. Then expanded the focus to the search for meaning of how teachers modify their practices to produce materials or texts designated for use in any "new" technology, so the study would become applicable not only to the feature "TV Media " but also to any new feature that would be installed and implemented in schools. Thus, the starting point of the dissertation became as teachers of Public Education of Paraná State suggest the use of multimedia TV to address the content of mathematics. For this some didactic - pedagogic productions posted in an on-line environment called "Pedagogical Practices using the TV Multimedia" were analyzed and then made interviews with the teachers who produced them. The interviews are constituted as narrative sources of the practices of these teachers to develop content for a "new" media. In this context, we analyzed the theoretical perspectives of discussion about the role of Information and Communication Technologies (ICT) in knowledge production and highlighted Pierre Lévy's ideas. Thus, while taking as a starting point for the production of approaches content for TV using, this paper discusses the relationship between, on one side, the production of materials and different approaches of content by math teachers and, on other side, the "new" technologies, exemplified in this work with the TV Media.pt_BR
dc.format.extent171f. : il., algumas color, tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectTecnologia de ponta e educaçaopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleProdução didática de professores para uso com tecnologias em aulas de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples