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dc.contributor.authorVieira, Carina Silvapt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-16T17:27:31Z
dc.date.available2020-06-16T17:27:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35683
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O debate em torno da Extensão Universitária e de sua trajetória histórica nas universidades públicas brasileiras ainda circula na comunidade acadêmica como um tema conturbado no âmbito de suas concepções, diretrizes e práticas, que permeiam diversas apropriações e representações sobre a Extensão. Compreende-se, neste trabalho, que essa controvérsia gira em torno das concepções de Extensão Universitária assumidas, difundidas e praticadas em seu processo de normatização nas Instituições de Ensino Superior (IES) em determinados contextos históricos. O interesse, portanto, recai sobre a investigação de algumas questões relativas à formalização da Extensão na Universidade Federal do Paraná (UFPR), envolvendo concepções que nortearam e geraram propostas e práticas desenvolvidas no contexto da ditadura civil-militar no Brasil, quando a Extensão Universitária ganha maior projeção no cenário nacional. Para tanto o presente trabalho terá como questão central perceber de que forma a UFPR e sua comunidade acadêmica apropriaram-se, em suas normativas, documentos internos e em atividades extensionistas, das diretrizes da Lei 5.540/68 sobre a Extensão, e do Plano de Trabalho de Extensão Universitária de 1975. A pesquisa envolve, portanto, ao longo dos capítulos, três níveis de análise da Extensão Universitária: no primeiro capítulo ressalta-se o âmbito nacional, no segundo o aspecto institucional/normativo (ou formal) e no terceiro a dimensão prática das ações. Pois, entende-se que para compreender as concepções de Extensão na UFPR é necessário relacioná-la a um contexto mais amplo das políticas brasileiras, em especial as educacionais, e a um contexto mais particular da formalização nessa Universidade. Como fontes, têm-se leis e decretos nacionais, normativas internas e relatórios de trabalho da UFPR, além de depoimentos dos agentes envolvidos na Universidade Volante e nos Programas: Campus Avançado de Imperatriz (MA) e Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária no Paraná (CRUTAC-PR), nos quais a UFPR atuou diretamente entre 1968 e 1987, período que demarca o recorte temporal deste trabalho. Para a análise utilizou-se os conceitos de representação, apropriação e prática de Roger Chartier; e para o tratamento das fontes a acepção de Dario Ragazzini sobre as múltiplas relações das fontes, bem como os pressupostos de Verena Alberti e Serlei Ranzi sobre a fonte oral. Como resultados percebeu-se que a UFPR por meio dos Cursos de Verão e da Universidade Volante iniciou a ligação da função da Universidade com os problemas regionais. Em seu processo de formalização a Extensão na UFPR desenvolveu ações que transitaram por esferas urbanas e rurais; internas e externas à Universidade, associando-se principalmente ao Ensino. Concepções diferentes coexistiram e se expressaram ao longo do período analisado, todavia a concepção de serviço comunitário prevaleceu sobre as demais durante a ditadura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The debate around of the University Extension and its historical trajectory on Brasilian Public university still circulating in the academic community as a troubled theme in the framework of their conceptions, guidelines and practices, that permeate various appropriations and representations about the Extension. It is understood this work that this controversy revolves around the conceptions of university extension assumed disseminated and practiced in the standardization process in institutions of higher educations (IHE) in a given historical context. Therefore the interest falls on the investigation of some issues relating to standardization of Federal University of Paraná (FUPR) Extension, involving conceptions that guided and generated proposals and practices developed in the context of civil-military dictatorship in Brazil, when the university extension gains greater projection in the national scenario. To this end this work Will have a central question to understand how the FUPR and its academic community apropriated internal documents and extension activities, the guidelines of the Law 5540/68 about the extension, and workplan for 1975 university extension. Research involves over the chapters three levels of university extension analysis: at first chapter highlights domestic scope, at second normative (or formal) institutional aspect, and on third practical dimension of the shares. It means that to understand the conceptions extension at FUPR is necessary relate it to a broader context of Brazilian policies especially the educational policies and a more particular context of formalization at this university. As sources, there is domestic laws and ordinances, internal guidelines and reports of FUPR work , beyond statements of the agents involved in steering and university programs: advanced campus of Imperatriz (MA), and University Rural Training Center and Comunity Action of PR (URTCCA-PR) in which FUPR acted directly between 1968 and 1987, priod that marks the time frame of this study. For analysis, we used the concepts of representation, appropriation and practice of Roger Chartier and for the treatment of sources of meaning Dario Ragazzini about multiple relations of the sources as well as the Verena Alberti and Serlei Ranzi assumptions about the oral source. As a result it was found that the FUPR through Summer Courses and University Flywheel initiated the connection function of the university with regional problems. On its path to formalization FUPR Extension carried forward by urban and rural spheres internal and external university balls, associating to Teaching. Different conceptions coexisted and expressed throughout the period analysed based mainly on the diffusion of knowledge, technique, culture and community service, however this last projection was greater during the dictatorship.pt_BR
dc.format.extent290 f. : il., tabs., algumas color., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectExtensão universitaria - Paranápt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleExtensão universitária : concepções presentes na formalização, em propostas e práticas desenvolvidas na Universidade Federal do Paraná (1969-1987)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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