Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHerold Junior, Carlospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jefferson Soares dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-07T13:44:00Z
dc.date.available2020-10-07T13:44:00Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35674
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Herold Juniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo é analisar as relações entre educação e trabalho a partir da implantação da Lei n.º 5.692/71 em Guarapuava na década de 1970. O estudo pauta-se na carência de pesquisas que abordem o processo histórico de desenvolvimento da estrutura educacional do município de Guarapuava. A constatação dessa lacuna revela a dificuldade em inferir sobre a relação entre educação e trabalho nesse município. Deste modo, a pesquisa busca caracterizar a implantação da Reforma do Ensino e compreender os resultados dessa perspectiva educacional (com ênfase ao ensino profissionalizante) em sua relação com o mercado de trabalho do município de Guarapuava no decorrer da década de 1970. Para tanto, o trabalho foi dividido em quatro partes: no primeiro capítulo foram destacados os ciclos econômicos do Paraná e de Guarapuava com o objeto de caracterizar e apreender a complexa tessitura que envolveu o estabelecimento da sociedade campeira e sua superação pela sociedade capitalista. A confecção desse capítulo torna inteligível o contraste entre a economia do município e os cursos profissionalizantes provenientes da Lei n.º 5.692/71 apresentados e discutidos no terceiro e quarto capítulo deste trabalho; na segunda parte deste estudo, demonstrou-se a influência das relações capitalistas de produção sobre a constituição e modernização dos aparelhos educativos no Paraná e em Guarapuava, expressando as contradições que permearam a educação e a economia do município na década de 1970. O significativo recuo histórico executado neste capítulo intenta evidenciar a conformação da educação ao capital, bem como denunciar as antinomias que dele emanam e suas consequências para o município investigado; no terceiro capítulo, amparado pelos relatos de professores, técnicos educacionais e alunos, intencionou-se caracterizar e compreender o processo de Implantação da Lei n.º 5.692/71 e seus desdobramentos para a sociedade guarapuavana; por fim, destacaram-se as estratégias coercitivas utilizadas pelo regime militar e seu impacto sobre a educação e o cotidiano de professores, alunos e da sociedade guarapuavana em geral. Para o desenvolvimento da pesquisa, a orientação teórico-metodológica adotada foi o materialismo histórico-dialético, por ser o método que permite perquirir sobre a organização societária acerca da produção e reprodução da vida. A caracterização da implantação da Reforma do ensino insere o município à ampla discussão que perfez um dos capítulos mais controversos da educação brasileira. O desvelamento do processo de racionalização e burocratização do trabalho educativo, ressaltado pelo caráter subitâneo que perfez a implantação da reforma, culminou por expropriar a classe trabalhadora do acesso ao saber. A axiomática precarização que acompanhou a reforma do ensino em Guarapuava, ao aprofundar a dicotomia entre as classes, consubstanciou-a em uma reforma que deformou o sistema de ensino.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: L'objectif de cette étude est d'analyser les rapports entre éducation et travail depuis l'implantation de la Loi n°5.692/71, à Guarapuava, dans les années '70. Cette étude est motivée surtout par l'absance de recherches sur le processus historique du developpement de la structure éducationelle de la ville de Guarapuava. Le constat de ce vide révèle la difficulté de conclure sur le rapport entre l'éducation et le travail en cette ville. De cette façon la recherche a pour cible caractériser l'implantation de la Reforme dans l'enseignement et comprendre les resultats de cette perspective éducationnelle, avec accent sur l'enseignement professionnel en rapport avec le marché du travail en cette ville dans les années 1970. Pour ce faire, ce travail a été divisé en quatre parties : dans le premier chapitre, nous avons mis en relief le cycle économique de l'État du Parana et de la ville de Guarapuava avec l'objectif de caractériser et saisir la tessiture complexe qu'a impliqué l'établissement de la société paysanne et son interaction sur la société capitaliste. La redaction de ce chapitre rend clair le contrast entre l'économie de la ville e les cours professionnels provenant de la Loi numéro 5.692/7 présentés et discutés au quatrième et cinquième chapitres de ce travail. Dans le deuxième chapitre, nous avons démontré l'influence des relations capitalistes de production sur la constitution et la modernisation des outils éducatifs au Parana et à Guarapuava, en exprimant les contradictions qui ont fait partie de l'éducation et de l'économie de cette ville dans les années '70. L'important recul historique fait dans ce chapitre a pour but mettre en évidence la conformité de l'éducation au capital, en plus de dénoncer les contradictions qu'en emanent et ses conséquences pour la ville fouillée ; dans le troisième chapitre, avec l'aide des rapports des professeurs, du personnel de l'éducation et des élèves, nous avons voulu caractériser et comprendre le processus d'implantation de la Loi n°5.692/71 et ses conséquences pour la société ?guarapuavana' ; pour finir, nous avons mis en évidence les stratégies coercitives utilisées par le régime militaire et son impact sur l'éducation et le quotidien des professeurs, des élèves et de la société 'guarapuavana' en général. Pour le développement de cette recherche, l'orientation théorique-méthodologique adoptée a été le matérialisme historique-dialectique, à cause d'être la méthode qui permet d'examiner à fond l'organisation socioétaire sur la production de la vie. Une caractéristique de l'implantation de la réforme de l'enseignement introduit la ville dans la large discussion qui a fait un des chapitres les plus controversés de l'éducation brésilienne. Le dévoilement du processus de rationalisation et de la bureaucratisation du travail éducatif, renforcé par le caractère soudain qu'a eu l'implantation de cette réforme, a culminé par l'expropriation de la classe ouvrière de l'accès au savoir. La précarisation axiomatique qui a accompagné la réforme de l'enseignement à Guarapuava a approfondi une dichotomie entre les classes, qui s'est concrétisée en une réforme qui a déformé le système d'enseignement.pt_BR
dc.format.extent193 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectHistória da educação - Guarapuava (PR)pt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTrabalho, educação e sociedade : a lei 5.692/71 no Município de Guarapuava.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples