dc.contributor.author | Martins, Camilla Miranda, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Garraffoni, Renata Senna, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T17:38:38Z | |
dc.date.available | 2020-06-17T17:38:38Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/35529 | |
dc.description | Orientadora : Profª Drª Renata Senna Garraffoni | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 04/04/2014 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Linha de pesquisa: Intersubjetividade e pluralidade | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação é fruto da interdisciplinaridade entre a história, a arqueologia e os estudos visuais, que desenvolvemos a partir da necessidade multidisciplinar para se estudar as figurações da cerâmica panatenaica. Tratam-se de cenas as quais nos mostram de um lado da ânfora uma imagem esportiva e do outro uma mitológica com a deusa Atena Promachos. Ao estudar essas figurações, nossa pesquisa tem por intuito realizar uma história com imagens. Analisamos treze vasos gregos datados do período entre 566 e 320 a.C., advindos das competições atenienses, do Festival das Panateneias. O nosso objetivo principal é de interpretar seus esquemas figurativos de forma conjunta. Como objetivos específicos, pretendemos pensar: 1) a respeito da importância do diálogo entre essas três disciplinas; e 2) como a ânfora panatenaica pode ser um objeto de memória. Para tanto, nossa abordagem compreende as figurações dessa cerâmica como parte do imaginário social grego e entende esses objetos por meio do conceito de cultura visual. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The aim of this master dissertation is to discuss an interdisciplinary approach to Panathenaic ceramics. Regarding this proposal, I shall explore theoretical frames considering history, archeology and visual studies to study the amphoras' sides. The Panathenaic amphora have to main scenes: sports image in one side and the mythological goddess Athena Promachos in the other side. I have sellected thirteen Greek vases dating from 566 to 320 BC for a case study, all of them are part of the Athenians competitions, the Panathenaic Festival. My main goal is to interpret thess figurative schemes together and discuss: 1) the importance of dialogue among these three disciplines for a better understading of the amphoras and 2) argue as panathenaic amphora can be a understood as memory artifact. Though, the main issue is consider these ceramic as Greek social imaginary and part of its visual culture. | pt_BR |
dc.format.extent | 136f : il., algumas color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - História | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia e história | pt_BR |
dc.subject | Historia antiga | pt_BR |
dc.subject | Vasos gregos | pt_BR |
dc.subject | Ceramica grega | pt_BR |
dc.subject | Idolos e imagens | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |