Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSuhr, Inge Renate Frösept_BR
dc.contributor.otherKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-07T13:53:09Z
dc.date.available2020-08-07T13:53:09Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35414
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Acácia Z. Kuenzerpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 07/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Trabalho, tecnologia e educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese trata do papel que o ensino médio desempenha na formação dos trabalhadores, tendo em vista sua inserção no mundo do trabalho. Toma por referência teórica e metodológica o materialismo histórico em paralelo ao estudo de caso realizado em duas empresas que se situam na ponta mais dinâmica da cadeia produtiva no ramo de fabricação veículos automotores de Curitiba e Região Metropolitana. As questões que norteiam a pesquisa são: a conclusão do ensino médio tem favorecido a inserção do trabalhador nas indústrias que se encontram na ponta mais dinâmica da cadeia produtiva? Em caso positivo, a que tipo de inserção ela favorece? Para responder à questão foi necessário pesquisar as demandas formativas sob a égide da produção flexível em comparação com as do taylorismo-fordismo, assim como sua relação com a organização do ensino médio no Brasil. A partir desse referencial teórico, buscou-se compreender quais os critérios de seleção e contratação de trabalhadores para a linha de produção nas empresas pesquisadas, bem como o papel do ensino médio, tanto para a seleção quanto para a execução do trabalho. Evidenciou-se que a conclusão do ensino médio realmente favorece a inserção no trabalho, mas a par dele, outros critérios, dentre os quais se destacam a experiência prévia e a formação técnica em cursos de curta duração, vêm assumindo relevância significativa. Mesmo que haja expectativas diversas, há indicativos que após a conclusão da educação básica de caráter geral, a formação inicial do trabalhador em serviço se dá em empresas localizadas em pontos menos dinâmicos da cadeia produtiva, o que os qualifica para os processos seletivos das empresas de ponta. Em resumo, o ensino médio de educação geral é requisito de ingresso para as empresas de menor porte que integram a cadeia produtiva, onde a experiência não é requisito de ingresso; adquirida a experiência nessas empresas, os trabalhadores se qualificam para as empresas mais dinâmicas. Assim, o ensino médio de educação geral é requisito mediato, e não imediato, para o ingresso nas empresas mais dinâmicas da cadeia, onde é decisiva a experiência; o ensino médio de educação geral, nessas empresas, é ponto de corte nos processos seletivos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis deals with the role that the high school plays in the formation of workers, in view of their insertion in the labor market. It takes a theoretical and methodological reference of historical materialism in parallel to the case study conducted in two companies which are located in the most dynamic end of the production chain of the manufacturing automotive vehicles business in Curitiba and Metropolitan Region. The questions that guide the research are: the completion of high school has favored the insertion of workers in industries which are located in the most dynamic end of the production chain? If so, what kind of insertion it favors? To answer the question was necessary to investigate the training demands under the aegis of flexible production compared with the taylorism-fordism ones, as their relationship with the organization of high school in Brazil. From this theoretical framework, we sought to understand the criteria for selection and hiring workers to the production line in the surveyed companies, as well as the high school role, both for selection and job execution.It was proven that the completion of high school actually favors entering the labor, but alongside it, other criteria, among which stand out the previous experience and technical training in short courses have gained significant relevance. Even though there are different expectations, there indicative that upon completion of the basic education of a general nature, the initial formation of the worker in service occurs in companies located in less dynamic points of the production chain, what qualifies them for the selective processes of leading companies.In short, high school general education is a requirement of entry for smaller companies that integrate the production chain, where experience is not a requisite for admission; with the experience gained in these companies, workers qualify for the most dynamic companies. Thereby, high school general education is a mediate requisite, not immediate, for entry in most dynamic companies of the chain, which experience is decisive; high school general education, in those companies, is a cutting point in selection processes.pt_BR
dc.format.extent173 f. : il. grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalhadores da industria - Formaçãopt_BR
dc.subjectPessoal - Seleçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEnsino médio : possibilidade de ampliação da inserção laboral da classe que vive do trabalho?pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples