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dc.contributor.authorFranzolin, Janaína Seguinpt_BR
dc.contributor.otherToaldo, Ana Maria Machado, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-06-26T20:03:38Z
dc.date.available2018-06-26T20:03:38Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35344
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 28/02/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 117-128pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação aborda o tema estratégia de posicionamento de marca, enfocando a formulação e a implementação da estratégia de posicionamento de marca. Por meio de estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa e exploratória, investiga fatores organizacionais do processo de formação estratégica em marketing, bem como verifica a medição de seus resultados em Instituições de Ensino Superior Privadas de Curitiba, PR. Tendo como base os modelos de formação de estratégia de marketing de Menon et al. (1999), Noble e Mokwa (1999) e Sashittal e Jassawalla (2001) o estudo se concentra em dois casos representativos da educação superior privada local. A análise dos resultados demonstrou que o processo de formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca, nas instituições estudadas, ocorre de forma simultânea e não-linear, compartilhando das visões de diferentes áreas organizacionais e níveis hierárquicos distintos. As etapas do processo não seguem uma única das abordagens estratégicas de Minstzberg, Ahlstrand e Lampel (2006) para a consolidação do seu processo, sendo uma compilação de visões prescritivas e descritivas, com ênfase nas escolas de design, posicionamento, empreendedora e aprendizado. Traz também contribuições para a teoria de estratégia no que tange o acompanhamento sistemático da estratégia de posicionamento de marca durante toda a sua implementação, a partir da realidade do país.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis addresses the topic of brand positioning strategy, focusing on strategy formulation and implementation of brand positioning. Through multiple case study is qualitative and exploratory investigation of organizational factors in the process of forming strategic marketing as well as checks the measurement results in Private Higher Education Institutions of Curitiba, Brazil. Based on the models for marketing strategy Menon et al. (1999), Noble and Mokwa (1999) and Sashittal and Jassawalla (2001) the study focuses on two representative cases of private higher education place. The results showed that the process of formulating and implementing strategies for brand positioning, in the institutions studied, occurs simultaneously and in a non-linear way, sharing the views of different organizational areas and different hierarchical levels. The stages do not follow just one of the strategic approaches of Minstzberg, Ahlstrand and Lampel (2006) for consolidating the process, being a compilation of views prescriptive and descriptive, with emphasis on schools of design, positioning, entrepreneurial and learning. It also brings contributions to the theory of strategy regarding the systematic monitoring of the strategy of brand positioning throughout its implementation, from the reality of the country.pt_BR
dc.format.extent131f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMarcas comerciais - Universidades e faculdades particularespt_BR
dc.subjectMarketing - Universidades e faculdades particularespt_BR
dc.subjectMarketing - Planejamento estratégico - Universidades e faculdadespt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleFormulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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