Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Daniele Cristina Brockpt_BR
dc.contributor.otherValore, Luciana Albanesept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-13T14:35:05Z
dc.date.available2019-12-13T14:35:05Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35315
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Luciana Albanese Valorept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 21/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionArea de concentração : Psicologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar as relações entre aprendizagem profissional, subjetividade e projeto de vida, produzidas no discurso de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz. Para a compreensão do contexto deste estudo foram abordados discursos contemporâneos relacionados à juventude, ao trabalho e às políticas públicas de educação profissional no Brasil. Dentre tais políticas, deu-se enfoque à Lei da Aprendizagem, por meio da qual, jovens podem ser contratados a partir dos 14 anos na condição de aprendizes. Mantendo a frequência escolar, os aprendizes participam de um programa de aprendizagem profissional, no qual realizam carga horária de atividades práticas em uma empresa contratante e carga horária de atividades teóricas em uma entidade formadora. A pesquisa foi realizada no CEMADE (Centro de Aprendizagem Profissional para Adolescentes Maria Adelaide) entidade formadora localizada em Curitiba. A investigação foi de natureza qualitativa e a abordagem teórico-metodológica, baseada na Análise Institucional do Discurso, da qual se empregou os conceitos de discurso, instituição e sujeito. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 jovens aprendizes e analisados trechos dos seus discursos, selecionados em função dos objetivos propostos para a investigação. Considerando pesquisas que enfocam motivações e consequências da inserção laboral do jovem, neste estudo pretendeu-se analisar, no discurso dos aprendizes, as imagens que constroem de si mesmos após a inserção no programa de aprendizagem profissional, bem como, as implicações deste em seus projetos de vida. Verificou-se no discurso dos jovens entrevistados como principais implicações subjetivas relacionadas ao programa: amadurecimento, responsabilidade, seriedade, obediência às regras, socialização, capacidade de superar desafios e dificuldades, dedicação à escola, melhorias na atenção, raciocínio e diminuição da timidez. A entidade formadora, por sua vez, foi legitimada pelos jovens como reguladora de seus comportamentos. Com relação aos projetos de vida, o programa de aprendizagem profissional pareceu não determinar as escolhas dos jovens em relação ao futuro, mas, segundo eles, orienta, apoia e facilita o encaminhamento de seus planos, que na maioria dos casos, se referem a fazer uma faculdade. Com este estudo pode-se perceber que a Lei da Aprendizagem, de um lado, atende aos interesses do mundo capitalista, produzindo sujeitos que se enquadram aos seus objetivos e mantêm o status quo e, de outro, atende aos interesses de jovens de camadas populares, fornecendo-lhes novas perspectivas. Cabe aos profissionais que atuam em tal política pública propor ações que possibilitem aos aprendizes pensarem e discutirem, de forma crítica, sobre: sociedade, consumo, relações de trabalho, qualificação profissional e outros temas do seu cotidiano, para que, cientes de sua condição, se reconheçam efeitos de discursos já existentes e produtores de novos discursos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this research was to identify the relationship between professional learning, subjectivity and life project, produced in the speech of young participants of the program "Teenager Apprentice". In order to understand the context of this study various contemporary youth, work and public professional education in Brazil related speeches were pursued. Amongst such policies, special focus was given to "Apprenticeship Law" by which youngsters can be hired as from the age of 14 under the apprentices condition. Keeping up the school attendance the apprentices take part in a professional apprenticeship program in which they spend time in practical activities in a contracting firm and time in theoretical activities in a forming entity. Research was made at CEMADE (Maria Adelaide Professional Apprenticeship Center for Teenagers) a forming entity located in Curitiba. The investigation was of a qualifying nature and of a theoretical-methodological approach, based in the Speech Institutional Analysis, on which the concepts of speech, institution and subject were used. Semi structured interviews with 10 apprentices were had and parts of their speech were selected due to proposed objectives to the investigation. Considering research that focus motivation and consequences of the youngster work insertion, in this study, was aimed to analyzing, in the apprentices speech, the images they build of themselves after the insertion in a professional apprenticeship program as well as the implication of this fact in their life projects. The following was noted in the speech of the youngsters interview as main subjective implications related to the program: more mature, responsibility, seriousness, obedience to rules, socialization, capability of overcoming challenges and responsibilities, dedication to school, better attention, reasoning and diminution of shyness. The forming entity on its turn was legitimated as the youngster behavior regulator. In relation to life projects the professional apprenticeship program appeared not to determine the choices of the youngsters in relation to future, but, as per themselves, directs, supports and facilitates the channeling of their plans which, in the majority of the cases, refer to join a University. With this study one can understand that the "Apprenticeship Law" on one hand respond to the interests of a capitalistic world producing subjects that are framed to their objectives and maintain the status quo and, on the other hand, respond to the interests of youngsters from popular echelons giving them new perspectives. It is up to the professionals working in such public policies to come forward with actions that make possible to the apprentices to think and discuss in a critical way on: society, consumption, work relations, professional qualification and other themes of their daily routine so that, aware of their condition, effects of existing speeches are recognized and producing new speeches.pt_BR
dc.format.extent117f : il. tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Psicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação - Politicas publicaspt_BR
dc.subjectJovens - Ensino profissionalpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleAprendizagem profissional, subjetividade e projeto de vida : uma análise do discurso de jovens participantes do programa adolescente aprendizpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples